Acessibilidade / Reportar erro

Discursos dos profissionais de saúde sobre ações de vigilância em saúde no controle da tuberculose* * Extraído da tese “Discursos e produção de sentidos: experiência da transferência da política do tratamento diretamente observado de curta duração para o controle da tuberculose em Moçambique - África”, Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Analisar os sentidos produzidos sobre as ações de Vigilância em Saúde no controle da tuberculose desenvolvidas por profissionais de saúde em Moçambique.

MÉTODO

Estudo qualitativo que tem como referencial teórico-metodológico a Análise de Discurso de matriz francesa.

RESULTADOS

Participaram do estudo 15 profissionais de saúde, com mais de 1 ano de experiência em ações de controle da doença. Da análise, emergiram quatro blocos discursivos: processo do diagnóstico da tuberculose; reunião, comunicação e discussão do tratamento; estratégias locais para o controle da tuberculose; envolvimento da família e dos líderes comunitários no controle da tuberculose.

CONCLUSÃO

Os dizeres dos profissionais de saúde sugerem, como ações de Vigilância em Saúde, práticas que incluem a coleta de escarro na residência do paciente e seu encaminhamento ao laboratório; o deslocamento da equipe médica com microscópio para a testagem da tuberculose; e a testagem das doenças que podem estar associadas à tuberculose. Nesse contexto, as ações de Vigilância em Saúde no controle da tuberculose envolvem a valorização de todos os atores: família, líderes comunitários, pacientes e profissionais de saúde.

Descritores
Tuberculose; Vigilância Sanitária; Moçambique; Enfermagem em Saúde Pública; Serviços de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br