RESUMO
Objetivo: Investigar a relação entre a consciência plena da atenção e as atitudes em relação à lavagem social das mãos entre estudantes de graduação em enfermagem e obstetrícia.
Método: Estudo transversal e correlacional realizado com 679 estudantes de graduação em enfermagem e obstetrícia. Os dados foram coletados por meio de duas escalas: (1) a Escala de Consciência Plena da Atenção (ECPA) e (2) a Escala de Atitudes em Relação à Lavagem Social das Mãos (EARLSM). Além disso, os participantes forneceram informações sociodemográficas e preencheram um inventário de práticas de lavagem das mãos. As relações entre os escores foram analisadas utilizando o coeficiente de correlação de Spearman.
Resultados: Os níveis de atenção plena (ECPA) apresentaram média de 44.97 ± 11.46, e as atitudes em relação à lavagem social das mãos (EARLSM) apresentaram média de 78.32 ± 13.67. Embora não tenha sido observada correlação direta entre os escores totais das escalas ECPA e EARLSM, foram encontradas correlações positivas entre os níveis de atenção plena e determinadas subdimensões da EARLSM, bem como com comportamentos específicos de lavagem das mãos, como frequência e duração.
Conclusão: Esses achados sugerem que a consciência plena pode favorecer melhores práticas de higiene das mãos entre estudantes de enfermagem e obstetrícia.
DESCRITORES
Desinfecção das Mãos; Atenção Plena; Estudantes de Enfermagem