Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem para idosos institucionalizados fundamentados na teoria de Henderson* * Extraído da dissertação “Diagnósticos/Resultados de enfermagem da CIPE® identificados em pessoas idosas institucionalizadas”, Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Ceará, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Elaborar enunciados de diagnósticos de enfermagem para idosos institucionalizados. Método: Estudo descritivo, realizado com idosos de uma Instituição de Longa Permanência, mediante aplicação de formulários que subsidiaram a anamnese e o exame físico, além de busca nos prontuários. Os enunciados de diagnósticos de enfermagem foram elaborados com base na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e categorizados segundo modelo teórico de Henderson.

Resultados:

Participaram 203 idosos. Foram elaborados 153 diagnósticos de enfermagem, distribuídos da seguinte maneira: 115 (75,1%) no Componente Biológico/Fisiológico, 14 (9,1%) no Componente Psicológico, 21 (13,7%) no Componente Social e três (1,9%) no Componente Espiritual/Moral.

Conclusão:

Os enunciados de diagnósticos de enfermagem elaborados retratam situações de vulnerabilidade à saúde dos idosos institucionalizados, influenciadas por fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais, exigindo um cuidado sistematizado, individualizado e resolutivo para esse público.

DESCRITORES:
Idoso; Diagnóstico de Enfermagem; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Teoria de Enfermagem; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br