RESUMO
Objetivo: Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o efeito das atitudes parentais digitais na dependência de jogos digitais em estudantes do ensino fundamental. Enfermeiros podem oferecer apoio a pais e alunos para reduzir o risco de dependência de jogos digitais nas crianças.
Métodos: Foi utilizado um delineamento transversal neste estudo. A pesquisa foi conduzida em uma escola do ensino fundamental em X. A amostra do estudo foi composta por 306 alunos e 306 pais. Foram utilizados um “Formulário de Informações Pessoais”, a “Escala de Atitudes Parentais Digitais” e a “Escala de Dependência de Jogos Digitais para Crianças” para coleta de dados.
Resultados: A taxa de alunos que jogavam jogos digitais era de 83%, sendo que 24,8% jogavam em média uma hora por dia. A pontuação média dos pais na “Escala de Atitudes Parentais Digitais” foi de 46,97 ± 6,27. A pontuação média dos alunos na “Escala de Dependência de Jogos Digitais” foi de 59,42 ± 19,39. Ao avaliar os alunos de acordo com seus níveis de dependência de jogos digitais, observou-se que 14,4% eram “dependentes”, 2,6% “altamente dependentes” e 54,9% estavam no grupo “em risco”. Não foi encontrada relação significativa entre as escalas (p > 0,05).
Conclusão: Não foi encontrada correlação significativa entre as escalas. No entanto, observou-se que a maioria dos alunos era dependente de jogos digitais ou estava no grupo de risco. Recomenda-se que sejam planejadas intervenções necessárias em cooperação com os pais, para que os alunos possam manter comportamentos saudáveis relacionados aos jogos digitais e recebam educação preventiva e protetiva contra a dependência de jogos digitais.
DESCRITORES
Dependência; Digital; Dependência de jogos; Enfermeiros; Parentalidade; Estudante