Acessibilidade / Reportar erro

A visão de profissionais da Estratégia Saúde da Família sobre os efeitos do treinamento de hanseníase* * Extraído da dissertação "Efetividade do treinamento de hanseníase em três municípios do estado de Pernambuco: a visão de profissionais da Estratégia Saúde da Família", Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, 2013.

OBJETIVO

Avaliar como os profissionais das equipes de saúde da família de três municípios de Pernambuco percebem e interpretam os efeitos do treinamento de hanseníase.

MÉTODO

Estudo qualitativo que utiliza perspectiva habermasiana. Formalizaram-se seis grupos focais, perfazendo 33 enfermeiras e 22 médicos. Constaram do roteiro: reações ao treinamento, aprendizagem, transferência de aprendizagem e resultados organizacionais.

RESULTADOS

Foram recorrentes as opiniões positivas sobre o desempenho do instrutor, o material didático, a atitude de alerta à ocorrência de casos, negativas sobre falta de ensino prático, muita informação em curto tempo e pouca ênfase em conteúdos básicos. Perceberam baixa autoeficácia e baixo locus de controle, ambiguidade, conflito de competências e a falta de suporte à aplicação do aprendido. As enfermeiras mostraram maior insatisfação com o suporte organizacional.

CONCLUSÃO

A baixa efetividade do treinamento revela a necessidade de negociar a capacitação a partir da problematização do trabalho, considerando as condições para o desempenho.

Hanseníase; Equipe de Assistência ao Paciente; Estratégia Saúde da Família; Capacitação; Efetividade; Avaliação em Saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br