Acessibilidade / Reportar erro

Prevenção adotada no convívio familiar por profissionais de saúde na pandemia da Covid-19

RESUMO

Objetivo:

Identificar fatores associados à adoção de medidas de prevenção não farmacológicas contra a covid-19 por profissionais de saúde no convívio familiar.

Método:

Estudo transversal analítico realizado de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2020, com 11.513 profissionais de saúde do Brasil. Coleta de dados por meio de questionário virtual na plataforma Survey Monkey. Para caracterização dos participantes, utilizou-se análise estatística descritiva com medidas de frequência absoluta e relativa. Por meio de estatística inferencial, foram comparadas as variáveis independentes e desfecho, com testes de hipóteses para associação (qui-quadrado, teste exato de Fisher), regressão logística e análise Woe. Utilizou-se nível de significância de 95%.

Resultados:

A maioria dos profissionais utilizou medidas como higiene de mãos, limpeza de ambiente, higiene de alimentos, uso de máscaras de tecido e distanciamento físico dos familiares. A associação entre variáveis foi significante para região, em especial a Região Sul, sexo feminino e profissionais de enfermagem.

Conclusão:

Os profissionais de saúde adotam medidas de prevenção contra covid-19 no convívio familiar, destaque para o sexo feminino e profissionais de enfermagem, sendo o isolamento familiar a medida de maior adesão.

DESCRITORES
Pessoal de Saúde; Covid-19; Prevenção de Doenças

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br