Acessibilidade / Reportar erro

Sofrimento psicológico e medo da Covid-19 em estudantes de enfermagem antes do estágio clínico: um estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Determinar o grau de sofrimento psicológico e medo da COVID-19 experimentado por estudantes de enfermagem que estavam prestes a iniciar seus estágios clínicos.

Método:

Um estudo transversal foi realizado em 100 estudantes de enfermagem do segundo e terceiro anos da Universidade de Zaragoza (Espanha). As medidas incluíram a Escala de Medo da COVID-19 e as escalas de Depressão, Ansiedade e Estresse.

Resultados:

Regularmente, os estudantes de enfermagem não se consideravam vulneráveis à COVID-19. No entanto, observou-se associação significativa entre o nível de sofrimento psicológico dos estudantes de enfermagem e a convivência com familiares ou pessoas percebidas como vulneráveis à infecção (p = 0,035). Os resultados da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse revelaram um baixo nível de sofrimento psicológico em geral; a Escala de Medo da COVID-19 indicou um medo moderado (2,94).

Conclusão:

Estudantes de enfermagem que moravam com seus familiares experimentaram níveis mais altos de estresse devido ao risco percebido de transmissão, mas tinham menos medo de perda de trabalho e renda. A ansiedade em nossa amostra foi associada principalmente ao desconhecimento de seu próximo local de estágio.

DESCRITORES
Estudantes de Enfermagem; COVID-19; Capacitação Profissional; Saúde Mental; Ansiedade; Angústia Psicológica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br