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Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação* * Extraído da tese: “Alterações de saúde, resiliência e qualidade de vida de discentes de graduação em enfermagem no primeiro ano letivo”, Universidade de São Paulo, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Identificar as alterações ocorridas na saúde de estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso.

Método:

Pesquisa longitudinal, prospectiva e quantitativa, realizada em 2016 junto a estudantes de enfermagem do primeiro ano de duas universidades de São Paulo. No início e no final do ano letivo, aplicaram-se: Instrumento para Avaliação do Estresse em Estudantes de Enfermagem, Center for Epidemiologic Studies Depression Scale e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. Para a análise, utilizou-se do teste ANOVA para modelos mistos.

Resultados:

Compuseram a amostra 117 estudantes em março e 100 em dezembro. Verificou-se aumento significativo do estresse em todos os domínios do instrumento, redução da duração e da qualidade subjetiva do sono e aumento do estresse geral e dos sintomas depressivos.

Conclusão:

O ambiente acadêmico de enfermagem apresenta potencial para o adoecimento do estudante. Sugere-se que as instituições repensem seus elementos curriculares, promovam a resiliência e criem espaços de promoção à saúde dos estudantes.

DESCRITORES:
Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estresse Psicológico; Resiliência Psicológica; Saúde Mental

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