Acessibilidade / Reportar erro

Literacia em saúde e adesão ao tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca* * Extraído da dissertação: “Reinternação e adesão ao tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca após orientação de alta e contato telefônico de enfermagem”, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, 2017.

RESUMO

Objetivo:

Relacionar o nível de literacia funcional em saúde com a adesão e barreiras para a não adesão medicamentosa, a reinternação e o óbito em pacientes com insuficiência cardíaca.

Método:

Estudo transversal, analítico, com pacientes internados em serviço de emergência, com diagnóstico de insuficiência cardíaca. A literacia foi avaliada na alta pelo Newest Vital Sign. A adesão do paciente ao tratamento medicamentoso e as barreiras para a não adesão foram avaliadas 90 dias após a alta por meio do teste de Morisky-Green e Brief Medical Questionnaire, respectivamente.

Resultados:

Participaram do estudo 100 pacientes. A média de idade foi 63,3 anos (±15,2), com predomínio de mulheres brancas. Em 41,1% dos participantes a adesão medicamentosa foi baixa, destes, 55,9% apresentaram inadequada literacia. A reinternação e o óbito estavam presentes nos pacientes com inadequada literacia (p<0,001).

Conclusão:

O baixo nível de literacia relacionou-se diretamente com menor adesão e presença de barreiras para a adesão medicamentosa, além de maiores índices de reinternação e óbito.

DESCRITORES:
Alfabetização em Saúde; Educação em Saúde; Insuficiência Cardíaca; Cooperação e Adesão do Paciente; Enfermagem em Emergência

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br