RESUMO
Objetivo: Analisar a frequência e o conteúdo das publicações sobre doação e transplante de órgãos e tecidos nos jornais digitais “Folha de São Paulo” e “O Estado de São Paulo” entre 2018 e 2023.
Método: Por meio de uma abordagem quanti-qualitativa, 317 reportagens foram examinadas a partir de critérios temáticos e discursivos, com auxílio dos softwares SPSS® e IRAMUTEQ®.
Resultados: Os dados revelaram predominância de conteúdos com conteúdo positivo (71,9%) concentrados no tema “transplante” (60,57%) e, no ano de 2023, com picos em agosto e setembro. As principais categorias foram “incentivo/promoção” e “informação”, com destaque para o coração como órgão mais citado. A análise textual destacou temas como transplante, recusa familiar, xenotransplante e impacto da pandemia.
Conclusão: A mídia digital exerce influência relevante na percepção pública sobre doação e transplante. No entanto, há ênfase isolada em etapas do processo, o que pode comprometer a compreensão global. Estratégias comunicacionais contínuas e integradas são essenciais para fortalecer a cultura da doação.
DESCRITORES
Publicações Eletrônicas; Obtenção de Tecidos e Órgãos; Notícias
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail


