Acessibilidade / Reportar erro

ENSINO E APRENDIZAGEM DO EXAME FÍSICO: ANÁLISE DO PROCESSO PELO EXAME DAS PUPILAS

The teaching-learning process of physical examination: it's analysis by the pupillary exam

Resumos

Este trabalho teve com objetivo analisar a aprendizagem do exame das pupilas quanto ao seu diâmetro (DP), obtido por mensuração, e ao reflexo fotomotor (RFM), avaliado mediante julgamento subjetivo. A população foi constituida por 46 alunos do 4o semestre do Curso de Graduação em Enfermagem da USP. Os dados foram coletados em dois momentos: no laboratório de enfermagem e no campo clínico. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos alcançaram altos níveis de concordância nas observações feitas, além de terem adquirido uma habilidade e um conhecimento específicos. Apresentaram, porém, uma variada gama de dificuldades, sobretudo na prática em campo clínico.

Ensino-aprendizagcm em enfermagem; Exame físico; Exame pupilar


The goal of this study was to analyse the teaching-learning process of the pupil examination, in two aspects: the pupil diameter (DP), obtained by measurement and photomotor reflex (RFM), by subjective judgement. The sample was composed by 46 students of 4th semester in Nursing Undergraduate Course of University of São Paulo. The study was developed in two phases: the first was at nursing laboratory and the second, at clinical practice. The findings seemed to indicate that the learning was done because there was high level of agreement among students in their observation, development of an ability and a specific knowledge. The major difficulties was at clinical practice.

Nursing teaching-learning process; Physical examination; Pupillary exam


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ASBURY, A.J.; LEAR, G.A.; WORTLEY, D. Puppilomcter for use during anaesthesia. Anaesthesia, v. 39, n. 9, p. 908-10, 1984.
  • BATES, B.; LYNAUGH, J. Teaching physical assessment. Nurs. Outlook, v. 23, n. 5, p. 297-302, 1975.
  • DETORNYAY, R. Identifying research priorities for nursing education: Editorial. J. Nurs. Educ., v. 26, n. 2, p. 49,1987.
  • DUTTON, M.H. Assistência de acompanhamento pós-operatório em neurocirurgia. In: DRAIN, C.B.; SHIPLEY, S.B. Enfermagem na sala de recuperação. Rio de Janeiro, Interamericana, 1981, cap. 22, p. 404-40.
  • HALL, S.M.S. Ophthalmic assessment: techniques for the critical care nurse. Dimens. Crit. Care Nurs.. v. 3, n. 5, p. 262-7, 1984.
  • KOIZUMI, M.S. Exame físico em pacientes agudos graves: uma experiência de ensino. Enf, Novas Dimens.. v. 2, n. 5, p. 284-9, 1976.
  • LORD-FEROLI, K.; MAGUIRE-McGINTY, M. Toward a more onjective approach to pupil assessment. J. Ncurosurg. Nurs.. v. 17, n. 5, p. 309-12, 1985.
  • MAGILL, R.A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo, Edgard Blucher, 1984. cap. 3, p. 54-69: Sensação e Percepção.
  • MARCH, K. Look into my eyes. J. Neurosurg. Nurs.. v. 15, n. 4, p. 213-21,1983.
  • NORMAN, S. The pupil check. Am. J. Nurs.. v. 82, n. 4, p. 588-91,1982.
  • PLUM, F.; POSNER, J.B. Diagnósticode estupor e coma. 2ª ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1977. cap.1, .p. 1-82: Fisiopatologia dos sinais e sintomas do coma anatomia juncional.
  • ROLFSEN, M.L.; DAVIS, W.R. Cerebral function and preservation during cardiac arrest. Çrit. Care. Med., v. 17, n. 3, p. 283-92, 1989.
  • SAVOY, S.M. The craniotomy patient: identifying the patient's neurological status. AORN J.. v. 40, n. 5, p.716-24, 1984.
  • SIMÕES, E.A.Q.; TIEDMANN, K.B. Psicologia da percepção. São Paulo, EPU, 1985.
  • SOUSA, R.M.C. Avaliação do aso de uma "Espátula Pupilômetro" (E.P.). São Paulo, 1989, 59 p. Dissertação (Mestrado) - Escola de Enfermagem da USP, Universidade de São Paulo.
  • STEEN-HANSEN, J.E.; et al. Pupil size and light reactivity during cardiopulmonary resuscitation: a clinical study. Crit. Care Med., v. 16, n. 1, p. 69-70,1988.
  • TRAVERS, R.M.W. Essentials of learning. 4,ed. New York, Mac Millan, 1977. cap. 9, p. 298-346: Perceptionand percentual learning.
  • TRUNKEY, D.D. Trauma. Sci Am., v. 249, n. 2, p. 20-7,1983.
  • VOIGHT, J.W. Physical assessment skills in the curriculum: a pilot-project & follow-up. J. Nurs. Educ., v. 19, n. 2, p. 26-30,1980.
  • WILSON, S.F.; et al. Determining interrater reliability of nurses assessment of pupillary size and reaction. J. Neuros. Nurs.. v. 20, n. 3, p. 189-92, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br