Acessibilidade / Reportar erro

Medida do comprimento hálux-calcâneo de recém-nascidos em gestações de alto e baixo risco* * Extraído da dissertação “Utilização do método Hálux-Calcâneo na identificação de desvios de crescimento em recém-nascidos”, Universidade Federal de Goiás, 2013.

Resumo

OBJETIVO

Comparar as medidas do comprimento hálux-calcâneo de recém-nascidos em gestações de alto e baixo risco em um hospital público de Goiânia, GO.

MÉTODO

Estudo transversal, realizado no período de abril de 2013 a maio de 2015, cuja amostra constituiu-se de 180 recém-nascidos, 106 filhos de mulheres com gestação de alto risco e 74 de mulheres com gestação de baixo risco. Os dados foram analisados descritivamente. A medida do comprimento hálux-calcâneo foi realizada utilizando-se de régua plástica transparente rígida, graduada em milímetros. Foram medidos ambos os pés, aferindo-se o comprimento da ponta do hálux até a extremidade do calcâneo.

RESULTADOS

Foi encontrada relação estatisticamente significante entre o comprimento hálux-calcâneo e o peso do recém-nascido, entre os perímetros cefálico e torácico no grupo de alto risco e entre o perímetro cefálico no grupo controle.

CONCLUSÃO

Existe necessidade da criação de pontos de corte para identificar recém-nascidos com desvios de crescimento intrauterino utilizando-se do comprimento hálux-calcâneo.

Descritores
Recém-Nascido; Idade Gestacional; Gravidez de Alto Risco; Recém-Nascido de Baixo Peso; Enfermagem Materno-Infantil

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br