Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre carga de trabalho da equipe de enfermagem e resultados de segurança do paciente

Resumo

OBJETIVO

Descrever a carga de trabalho da equipe de enfermagem e estabelecer associação com resultados de segurança do paciente em unidades de internação clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário.

MÉTODO

Estudo transversal, realizado de outubro de 2013 a setembro de 2015. O fator em estudo foi a carga de trabalho, expressa pela razão entre o número médio de pacientes e de profissionais de enfermagem em 24 horas e no período diurno.

RESULTADOS

A amostra abrangeu 157.481 pacientes, 502 profissionais de enfermagem e 264 observações dos resultados de segurança. As razões de pacientes por enfermeiro e técnico de enfermagem no diurno indicam uma estimativa média de 14-15 e 5-6 pacientes por profissional, respectivamente. Houve associação significativa entre as cargas de trabalho das unidades de internação e os resultados referentes à média de permanência hospitalar, à infecção urinária relacionada a procedimento invasivo e à satisfação de pacientes com o cuidado de enfermagem.

CONCLUSÃO

O aumento da carga de trabalho da equipe de enfermagem teve impacto em resultados de qualidade da assistência e de segurança para os pacientes. A adequação do quadro de pessoal proporciona um ambiente de cuidado mais seguro.

Descritores:
Carga de Trabalho; Equipe de Enfermagem; Segurança do Paciente; Recursos Humanos de Enfermagem no Hospital; Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br