Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da vulnerabilidade de mulheres às Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST e ao HIV: construção e validação de marcadores* * Extraído da tese "Construção e validação de marcadores de vulnerabilidade de mulheres às DST/HIV na atenção básica à saúde", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012

Objetivo

Construir e validar marcadores de vulnerabilidade de mulheres às DST/HIV, tendo em vista a relevância das DST/HIV.

Método

Estudo metodológico desenvolvido em três etapas: 1) revisão sistemática e identificação de elementos de vulnerabilidade na produção científica; 2) seleção dos elementos de vulnerabilidade e elaboração de marcadores; 3) constituição de grupo de especialistas e validação dos marcadores (Validade de Conteúdo).

Resultados

Foram validados cinco marcadores: Não abertura no relacionamento para discutir aspectos relacionados à prevenção das DST/HIV; Não percepção da vulnerabilidade às DST/HIV; Desconsideração da vulnerabilidade às DST/HIV; Não reconhecimento de si próprio como sujeito de direitos sexuais e reprodutivos; Ações dos profissionais de saúde que limitam o acesso das mulheres à prevenção das DST/HIV. Cada marcador contém três a onze componentes.

Conclusão

A construção de tais marcadores configura um instrumento, apresentado em outra publicação, que pode contribuir para apoiar a captação de vulnerabilidades de mulheres em relação às DST/HIV, no âmbito dos serviços da Atenção Primária à Saúde. Os marcadores constituem importante ferramenta para operacionalizar o conceito de vulnerabilidade na Atenção Básica à Saúde e promover processos de trabalho inter/multidisciplinares e inter/multisetoriais.

Mulheres; Vulnerabilidade em saúde; Doenças sexualmente transmissíveis
HIV; Síndrome da imunodeficiência adquirida
Enfermagem em saúde pública


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br