Acessibilidade / Reportar erro

Termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em reabilitação físico-motora* * Extraído da dissertação "Identificação e validação de termos de linguagem especial de enfermagem em reabilitação física motora de pacientes adultos", Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.

OBJETIVO

Validar os termos da linguagem especial de enfermagem em reabilitação físico-motora e mapeá-los com os termos da CIPE® 2.0.

MÉTODO

Pesquisa metodológica baseada em análise documental, com coleta e análise de termos de 1.425 prontuários.

RESULTADOS

Após o procedimento metodológico, obteve-se 825 termos, dos quais 226 ainda não constavam na CIPE® 2.0 e que foram assim distribuídos: 47 no eixo foco; 15 no eixo julgamento; 31 no eixo ação; 25 no eixo localização; 102 no eixo meios; três no eixo tempo; e três no eixo cliente. Todos os termos não constantes na CIPE® foram validados pelos especialistas, havendo atingido índice de concordância ≥ 0,80.

CONCLUSÃO

A CIPE® é aplicável e utilizada na assistência de enfermagem em reabilitação físico-motora.

Enfermagem em Reabilitação; Terminologia; Classificação; Estudos de Validação


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br