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Modelo de Neuman no cuidado de enfermagem perioperatório de adolescente com escoliose idiopática juvenil

RESUMO

Objetivo:

Implementar o processo de enfermagem, fundamentado no Modelo de Sistemas de Neuman e terminologia da Classificação Internacional da Prática de Enfermagem, no cuidado de uma adolescente submetida a cirurgia corretiva de escoliose idiopática juvenil.

Método:

Estudo qualitativo do tipo de caso único, com triangulação de técnicas de coleta de dados (entrevista clínica formal, notas em diário de campo e informações de prontuário), desenvolvido com uma adolescente de 17 anos de idade e indicação de cirurgia corretiva. Os materiais empíricos gerados com as entrevistas realizadas na admissão e na alta, a observação e informações de prontuário foram tratados com a análise de conteúdo categorial.

Resultados:

Foram recorrentes as categorias condição pessoal, ansiedade, autoconceito, pessoas significativas, recursos de saúde facilitadores, escola, tempos livres e lazer. Definiram-se diagnósticos com foco nos problemas Ansiedade, Conhecimento sobre manejo (controle) de dor e Disposição (ou prontidão) para aprender, associando-os às respectivas intervenções de enfermagem.

Conclusão:

O Modelo contribuiu para avaliar e reconhecer fatores estressores do evento cirúrgico na adolescente e fundamentar teoricamente o processo de enfermagem. A classificação permitiu a sistematização de registos dos cuidados de enfermagem, dos elementos da prática clínica, unificação de vocabulário e de códigos.

DESCRITORES:
Adolescente; Escoliose; Ansiedade; Período Perioperatório; Classificação; Terminologia Padronizada em Enfermagem

ABSTRACT

Objective:

To implement the nursing process, based on the Neuman Systems Model and the International Classification of Nursing Practice terminology, in the care of an adolescent who underwent corrective surgery for juvenile idiopathic scoliosis.

Method:

This is a qualitative study of the type of single case, with triangulation of data collection techniques (formal clinical interview, notes in a field diary and medical record information), developed with a 17-year-old adolescent and indication for corrective surgery. The empirical materials generated with the interviews carried out at admission and at discharge, observation and medical record information were treated with categorical content analysis.

Results:

The categories of personal condition, anxiety, selfconcept, meaningful people, facilitating health resources, school, free time and leisure were recurrent. Diagnoses were defined with a focus on Anxiety, Knowledge on pain management (control) and Willingness (or readiness) to learn, associating them with the respective nursing interventions.

Conclusion:

The Model contributed to assess and recognize surgery stressors for the adolescent and to theoretically base the nursing process. The classification allowed systematizing nursing care records, elements of clinical practice, unifying vocabulary and codes.

DESCRIPTORS:
Adolescent; Scoliosis; Anxiety; Perioperative Period; Classification; Standardized Nursing Terminology

RESUMEN

Objetivo:

Implementar el proceso de enfermería, basado en el Modelo de Sistemas Neuman y la terminología de la Clasificación Internacional de la Práctica de Enfermería, en el cuidado de un adolescente que fue sometido a cirugía correctiva por escoliosis idiopática juvenil.

Método:

Estudio cualitativo del tipo de caso único, con triangulación de técnicas de recolección de datos (entrevista clínica formal, anotaciones en diario de campo e información de historia clínica), desarrollado con una adolescente de 17 años e indicación de cirugía correctiva. Los materiales empíricos generados con las entrevistas realizadas al ingreso y al alta, la observación y la información de la historia clínica fueron tratados con el análisis de contenido categórico.

Resultados:

Las categorías de condición personal, ansiedad, autoconcepto, personas significativas, recursos facilitadores de salud, escuela, tiempo libre y ocio fueron recurrentes. Los diagnósticos se definieron con un enfoque en los problemas Ansiedad, Conocimiento sobre el Manejo del Dolor (control) y Voluntad (o disposición) para Aprender, asociándolos con las respectivas intervenciones de enfermería.

Conclusión:

El Modelo contribuyó a evaluar y reconocer los factores estresantes del evento quirúrgico en el adolescente y a fundamentar teóricamente el proceso de enfermería. La clasificación permitió la sistematización de registros de atención de enfermería, elementos de la práctica clínica, unificación de vocabulario y códigos.

DESCRIPTORES:
Adolescente; Escoliosis; Ansiedad; Periodo Perioperatorio; Clasificación; Terminologia Normalizada de Enfermería

INTRODUÇÃO

Entre os problemas com indicação de correção cirúrgica na adolescência, a escoliose apresenta uma prevalência global que varia entre 0,5% e 5,2%, afetando três meninas a cada menino adolescente®. A agressividade deste procedimento cirúrgico, os riscos de lesão neurológica ou dor((22 Chan P, Skaggs DL, Sanders AE, Villamor GA, Choi PD, Tolo VT, et al. Pain is the greatest preoperative concern for patients and parents before posterior spinal fusion for adolescent idiopathic scoliosis. Spine. 2017;42(21):E1245-50. doi: 10.1097/BRS.0000000000002147
https://doi.org/10.1097/BRS.000000000000...
)), a alteração da rotina de vida diária e a expectativa dos adolescentes com o resultado da cirurgia(33 Sieberg CB, Manganella J, Manalo G, Simons LE, Hresko MT. Predicting postsurgical satisfaction in adolescents with idiopathic scoliosis: the role of presurgical functioning and expectations. J. Pediatr Orthop. 2017;37(8):e548-51. doi: 10.1097/BPO.0000000000000778
https://doi.org/10.1097/BPO.000000000000...
) são fatores que contribuem para o aumento do nível de ansiedade(44 Duramaz A, Yilmaz S, Ziroglu N, Bursal Duramaz B, Kara T. The effect of deformity correction on psychiatric condition of the adolescent with adolescent idiopathic scoliosis. Eur Spine J. 2018;27(9):2233-40. doi: https://doi.org/10.1007/s00586-018-5639-4
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). Há riscos reais decorrentes de lesão neurológica e de que o resultado da cirurgia não corresponda à expectativa do adolescente. Essas intercorrências podem interferir com a continuidade do seu desenvolvimento pleno.

Uma avaliação pré-operatória, na perspectiva da enfermagem holística, além de abordar as variáveis risco e comprometimento do desenvolvimento, deverá fundamentar-se nos pressupostos de um modelo de sistema de enfermagem. O modelo deve contribuir para que o enfermeiro perioperatório planeje cuidados individualizados, evitando limitar-se a cuidados rotineiros e padronizados que des-personificam o cuidado de enfermagem prestado à pessoa desse adolescente(55 Wellburn S, Van Schaik P, Bettany-Saltikov J. The information needs of adolescent idiopathic scoliosis patients and their parents in the UK: an online survey. Healthcare (Basel). 2019;7(2):78. doi: 10.3390/healthcare7020078
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).

A maioria dos modelos de enfermagem são estruturas generalizáveis que requerem adaptação para ser implementados com grupos humanos específicos em situações singulares, como é o caso de cuidados perioperatórios de adolescentes. Cabe ao enfermeiro atender às necessidades e à individualidade do adolescente neste contexto®. O Modelo de Sistemas de Betty Neuman (MSN) aborda dois componentes principais, o estresse e a reação da pessoa ao estresse. Ambas as condições podem afetar o adolescente submetido a cirurgia corretiva de escoliose idiopática juvenil.

Se por um lado, a utilização de um modelo de sistema de enfermagem justifica a natureza dos cuidados a implementar pelo enfermeiro(77 Monahan JC. Using an age-specific nursing model to tailor care to the adolescent surgical patient. AORN J. 2014;99(6):733-49. doi: http:// dx.doi.org/10.1016/j.aorn.2013.10.025
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), por outro, para a estruturação e evolução do cuidado de enfermagem, o uso de sistemas de classificação de Enfermagem tem-se tornado uma ferramenta chave no processo de cuidar(88 Clares JWB, Fernandes BKC, Guedes MVC, Freitas MC. Specialized nursing terminology for the care of people with spinal cord injury. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03445. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018014203445
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). A evolução do cuidado de enfermagem e a uniformização dos procedimentos é tanto mais abrangente e global quanto mais permitirem as ferramentas utilizadas. Na ausência de teorias ou modelos que sustentam uma abordagem de cuidados de enfermagem à adolescente em situações perioperatórias, optou-se pelo modelo de Neuman para fundamentar teoricamente o processo de enfermagem no cuidado ao adolescente hospitalizado com uma condição rara e limitadora das interações com os seus pares.

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) foi desenvolvida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para permitir o uso de uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial. A CIPE baseia-se na utilização de uma terminologia padronizada, organizada por eixos, que nomeia, classifica, vincula e descreve elementos da prática de enfermagem (diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem)(99 Garcia TR. ICNP (r): a standardized terminology to describe professional nursing practice. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(3):376-81. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000400001
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-1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
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). A utilização desta classificação conduz o raciocínio lógico, a tomada de decisão clínica, facilita a documentação sistemática da prática e a comunicação entre os profissionais de enfermagem e de outras áreas(99 Garcia TR. ICNP (r): a standardized terminology to describe professional nursing practice. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(3):376-81. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000400001
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,1111 Garcia TR, Nóbrega MML. A terminologia CIPE(r) e a participação do Centro CIPe(r) brasileiro em seu desenvolvimento e disseminação. Rev Bras Enferm. 2013;66(esp):142-50. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000700018
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).

Diante do exposto, questiona-se: Como implementar o processo de enfermagem no cuidado perioperatório de uma adolescente submetida a cirurgia de correção de escoliose, fundamentando-se no Modelo de Sistemas de Neuman e terminologia da CIPE®?

O objetivo deste estudo foi implementar o processo de enfermagem, fundamentado no Modelo de Sistemas de Neuman (MSN) e Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) no cuidado perioperatório de uma adolescente submetida a cirurgia corretiva de escoliose idio-pática juvenil.

MÉTODO

Modelo de Sistemas de Betty Neuman (MSN)

No MSN, o indivíduo é um sistema aberto e dinâmico, com ciclos de entrada, processo e saída, que se retroalimentam contínua e organizadamente(1212 Tomey, AM, Alligood, MR. Teóricas de Enfermagem e a sua obra: modelos e teorias de enfermagem. 5a ed. Loures: Lusociência; 2004.). Nos círculos concêntricos, as cinco variáveis, fisiológica, desenvolvimental, psicológica, sociocultural e espiritual, se organizam em linhas para constituir o sistema. As linhas de defesa flexíveis, normal, de resistência e estrutura básica fazem parte do sistema(1313 Neuman B, Fawcett J. The Neuman Systems Model. 5th ed. Upper Saddle, NJ: Pearson; 2011.) (Figura 1).

Figura 1
Modelo de Sistemas de Neuman (diagrama original)(1313 Neuman B, Fawcett J. The Neuman Systems Model. 5th ed. Upper Saddle, NJ: Pearson; 2011.).

De acordo com a posição que os estressores ocupam, as linhas de defesa servem de proteção ou amortecimento(1414 Lawson T. Betty Neuman: systems model. In: Alligood MR, editor. Nursing theorists and their work. 9th ed. St. Louis: Elsevier; 2017. p. 281-302.-1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.). As linhas de resistência encontram-se entre a linha normal de defesa e a estrutura básica. Cada uma é composta por recursos internos e externos que protegem a integridade do indivíduo(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.). Quando estas linhas são eficazes, restaura-se a estabilidade e revertem-se os sintomas resultantes da exposição aos estressores(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.).

Tipo de estudo

Adotou-se o estudo de caso único triangulando-se as técnicas de coleta de dados (entrevista clínica formal, notas em diário de campo e informações de prontuário) no desenvolvimento de uma investigação qualitativa(1616 Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4a ed. São Paulo: Artmed; 2010.) dos elementos estressores associados ao perioperatório de uma adolescente de 17 anos de idade, com escoliose idiopática juvenil, submetida a intervenção cirúrgica em um hospital pediátrico de uma cidade de Portugal. A escoliose é perturbadora da auto-imagem corporal, em um período de vida, a adolescência, já marcado por rápidas e sucessivas transformações no crescimento e desenvolvimento. Portanto, uma experiência única na vida de uma adolescente-menina.

Critérios de seleção do participante do caso único

Ser adolescente, vivendo naquele momento da coleta de dados, a primeira experiência cirúrgica para a resoluti-vidade de um caso raro - a escoliose idiopática juvenil. O procedimento cirúrgico ser causa de severa limitação funcional, elevados níveis de ansiedade perioperatória e dor, que pudessem influenciar no desfecho de recuperação e sucesso pós-operatório.

Coleta de dados

Triangulou-se dados da entrevista clínica formal, em dois momentos (no hospital, quando da admissão e, na casa da adolescente). Os dois momentos da entrevista ocorreram num ambiente calmo. Por opção da adolescente, conduziu-se a entrevista sem a presença de qualquer membro de sua família. À mãe que a acompanhava, tanto no hospital quanto em casa, ofereceu-se a possibilidade de assistir a entrevista; entretanto em respeito a decisão da adolescente, ela aguardou em um ambiente contíguo. A primeira entrevista durou 24 minutos e a última, 29 minutos. Na primeira, coletaram-se dados para a avaliação integrada no processo de enfermagem perioperatório. A avaliação ocorreu em consonância com as cinco variáveis que compõem o Modelo (fisiológica, desenvolvimental, psicológica, sociocultural e espiritual). Entre as duas entrevistas, ocorreram três contatos formais (antes, no dia e depois da cirurgia). Buscou-se as dúvidas e receios (estressores) da adolescente e a necessidade de esclarecimentos adicionais sobre a cirurgia. Na última entrevista, abordou-se a percepção da adolescente sobre os cuidados perioperatórios e a influência no seu bem-estar e recuperação. Os encontros foram registrados em um diário de observação, as entrevistas gravadas em áudio e transcritas em verbatim para compor o corpus textual de análise.

Análise e tratamento dos dados

Segundo proposto pela análise de conteúdo categorial de Bardin(1717 Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2014.), codificaram-se os enunciados em unidades de registro. Em seguida, essas unidades foram indexadas por sentido comuns e singulares de núcleos de significados para formar as unidades de significados (US). Processou-se a redução das US e o agrupamento segundo as categorias e domínios propostos no Modelo de Sistemas de Neuman (ver o Quadro 1 na seção resultados do presente artigo), relacionando essas unidades de significado com os diagnósticos de enfermagem da terminologia CIPE®(1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
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) (versão 2019), os códigos dos termos da CIPE® usados nos focos, os enunciados dos diagnósticos, intervenções, atividades de diagnóstico e de avaliação e resultados.

Quadro 1
Domínios, categorias, subcategorias e unidades de significado -Coimbra, Portugal, 2019.

Aspectos éticos

A investigação foi aprovada pela Comissão de Ética para as Ciências da Saúde da instituição, com a referência CHUC-001-19. Em Portugal, só os adolescentes com idade até 16 anos necessitam de Consentimento Informado e Esclarecido do responsável legal. No entanto, para este estudo, a adolescente e a mãe assinaram termos, consentindo a sua participação voluntária e gravação das entrevistas. Tanto a adolescente como a sua mãe foram informadas que poderiam desistir de participar ao estudo a qualquer momento, sem que houvesse prejuízo para a continuidade dos seus cuidados e acompanhamento de saúde. Apesar de se tratar de um caso único, empreendeu-se todas as formas para se preservar a identidade, anomizando-se informações, mantendo-se o sigilo e a confidencialidade dos dados.

RESULTADOS

O relato do caso

A adolescente, com 17 anos de idade, foi acompanhada e preparada em consulta com a equipe de saúde interdisciplinar, incluso a enfermeira de anestesia, em todo o período perioperatório, ao longo do mês que antecedeu a cirurgia até à visita pós-operatória. Foi admitida no hospital, em companhia de sua mãe, dois dias antes da cirurgia. Ao longo de nove dias, ela deixou de frequentar a escola que estava matriculada, interrompeu suas atividades esportivas e reduziu o contato com os colegas de escola. Recebeu alta para o domicílio sete dias depois de o procedimento cirúrgico ter sido realizado.

As LINHAS DE DEFESA E OS ESTRESSSORES

Os estressores intrapessoais correspondem às forças que o indivíduo expressa na relação de cuidados. No caso singular dessa adolescente, submetida a cirurgia corretiva de escoliose idiopática, a ansiedade e a dor foram os estressores que mais se destacaram.

Entre os fatores interpessoais, ou seja, as forças que acontecem entre um ou mais indivíduos, considerou-se o relacionamento da adolescente com a equipe de saúde e com a sua mãe, e a sua expectativa de relacionamento com os amigos durante o período de recuperação. Os fatores extrapessoais são forças que ocorrem fora do sistema e que agem sobre o indivíduo. Nesse sentido, o absenteísmo escolar por três semanas, e a interrupção da prática de esporte e dança durante um longo período foram os fatores externos à adolescente mais influentes.

As unidades de significado foram agrupadas em subca-tegorias por estressores, categorias e domínios (fisiológico, psicológico, sociocultural) (Quadro 1).

A ‘dor’, a ‘ansiedade’ e o ‘risco de lesão neurológica’ foram os estressores mais recorrentes. No pré-operatório, a expectativa da adolescente em relação ao resultado da cirurgia também pode funcionar como estressor, uma vez que a realidade pode diferir do esperado.

O enfermeiro, no planejamento dos cuidados de enfermagem e de acordo com o MSN identifica a natureza dos estressores, os seus efeitos reais e potenciais para, em parceria com a adolescente e família, estabelecer um plano de cuidados adaptado às necessidades. Nesse sentido, elaborou-se o plano de cuidados de enfermagem utilizando a terminologia CIPE® com a apresentação da respectiva codificação para os focos, diagnósticos, intervenções, atividades de diagnóstico e de avaliação e para os resultados de enfermagem (Quadro 2).

Quadro 2
Diagnósticos de enfermagem fundamentados na terminologia CIPE®(10) -Coimbra, Portugal, 2019.

A Figura 2, fundamentada no MSN e adaptada ao caso em estudo, representa os elementos estressores, os fatores estressores, os três níveis de prevenção, as intervenções de enfermagem utilizando a terminologia CIPE®, assim como as ações para a reconstituição. A adolescente está representada ao centro protegida pelas linhas de resistência, linha normal de defesa e linha flexível de defesa.

Figura 2
Modelo de Sistemas de Neuman adaptado pelas autoras ao caso em estudo.

DISCUSSÃO

Na cirurgia para correção de escoliose, o adolescente tem a sua linha flexível de defesa mais próxima da linha normal, dado o contato com múltiplos estressores inerentes à realização deste procedimento. A linha normal de defesa caracteriza-se pelo bem-estar habitual, ou seja, pela estabilidade que resulta da adaptação ao longo do tempo a diversos estressores com os quais a adolescente lida. A linha normal de defesa é dinâmica, proporcionando a estabilidade do sistema e a integridade da estrutura básica, quando exposto a estressores com os quais o indivíduo já teve contato(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.).

As intervenções de enfermagem definidas para cada um dos diagnósticos têm a finalidade de fortalecer as linhas de defesa, reduzir o impacto de um estressor e promover o melhor nível possível de bem-estar da adolescente após a reconstituição ou a recuperação. As intervenções primárias reúnem um conjunto de ações que promovem o bem-estar favorecendo a redução dos fatores de risco, evitando a sua ocorrência e contacto com as linhas de defesa. Como intervenções primárias no perioperatório definiram-se o providenciar informação relacionada com a realização da cirurgia, sobre os riscos associados e período de internamento e ensinar sobre estratégias não farmacológicas para o controle da dor.

Estas ações fortalecem a linha flexível de defesa e simultaneamente a protegem(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.). Já a prevenção secundária consiste no conjunto de intervenções realizadas após contato e reação da adolescente ao estressor. Como intervenções secundárias no perioperatório definiram-se para ‘detetar’, necessidades de informação da adolescente, os sinais e sintomas de ansiedade, presença de dor e os fatores dificultadores da recuperação. As intervenções secundárias visaram diminuir os sintomas, reduzir a reatividade aos estressores, recorrer às linhas de resistência e fortalecê-las. Para que se atinja os resultados de enfermagem, precisa-se mobilizar recursos internos e externos para conservar energia e atingir o nível de estabilidade possível(1414 Lawson T. Betty Neuman: systems model. In: Alligood MR, editor. Nursing theorists and their work. 9th ed. St. Louis: Elsevier; 2017. p. 281-302.).

Como intervenções terciárias no perioperatório identificaram-se a readaptação à nova condição, devido à limitação física causada pela cirurgia, minimizar danos relacionados com o processo de recuperação, prevenir episódios de ansiedade em futuras vindas ao hospital e trabalhar com o adolescente a readaptação das práticas desportivas. A prevenção terciária tem início após a reconstituição, com o desenvolvimento de intervenções que visem a readaptação, a educação para a prevenção de novas ocorrências e a manutenção da estabilidade e do bem-estar do adolescente, conservando energia e promovendo as suas forças, regressando à prevenção primária(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.). A avaliação dos objetivos definidos e o sucesso das intervenções determinam os resultados de enfermagem(1313 Neuman B, Fawcett J. The Neuman Systems Model. 5th ed. Upper Saddle, NJ: Pearson; 2011.).

O uso da terminologia CIPE®(1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
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) na elaboração do processo de enfermagem uniformiza a linguagem com a finalidade de identificar, explicar e avaliar os elementos de um caso da prática clínica, propiciando o aprimoramento das ações, por meio de uma atuação mais reflexiva, efetiva e eficaz(88 Clares JWB, Fernandes BKC, Guedes MVC, Freitas MC. Specialized nursing terminology for the care of people with spinal cord injury. Rev Esc Enferm USP. 2019;53:e03445. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018014203445
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). A utilização desta linguagem universal, reconhecida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, facilita o processo comunicativo e relacionai entre o enfermeiro e demais membros da equipe multiprofissional de saúde e atribui maior reconhecimento e visibilidade à profissão®, que assume particular importância no contexto clínico pediátrico.

O MSN no desenvolvimento do processo de enfermagem ajudou a desenvolver uma adequada avaliação e sistemati-zação dos cuidados a implementar, tendo em conta as cinco variáveis que constituem a estrutura básica da adolescente. Na abordagem assistencial perioperatória identificaram-se os fatores e elementos estressores com potencial para influenciar negativamente a recuperação da adolescente. Destacaram-se os stressores que comprometeriam o resultado do procedimento ou interfeririam com o curso esperado do desenvolvimento da adolescente.

As complicações relacionadas com a ansiedade, dor e o risco de lesão neurológica foram as mais recorrentes, sendo também referidas em outros estudos com adolescentes em situação perioperatória(44 Duramaz A, Yilmaz S, Ziroglu N, Bursal Duramaz B, Kara T. The effect of deformity correction on psychiatric condition of the adolescent with adolescent idiopathic scoliosis. Eur Spine J. 2018;27(9):2233-40. doi: https://doi.org/10.1007/s00586-018-5639-4
https://doi.org/10.1007/s00586-018-5639-...
)(1818 Rullander AC, Lundstrõm M, Lindkvist M, Hãgglõf B, Lindh V. Stress symptoms among adolescents before and after scoliosis surgery: correlations with postoperative pain. J Clin Nurs. 2016;25(7-8):1086-94. doi: 10.1111/jocn.13137
https://doi.org/10.1111/jocn.13137...
)(1919 Rullander A-C, Lundstrom M, Ostlund U, Lindh V. adolescents' experiences of scoliosis surgery and the trajectory of self-reported pain: a mixed-methods study. Orthop Nurs. 2017;36(6):414-23. doi: 10.1097/NOR.0000000000000402
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). Como fatores estressores, identificou-se a preparação pré-operatória, a informação disponibilizada, o receio da perda de autonomia, o afastamento do seu ambiente, a interrupção na frequência às atividades letivas, assim como o impedimento de realizar as atividades desportivas. Estes fatores são coincidentes com os relatados por outros adolescentes quando da descrição da experiência cirúrgica, para correção de escoliose(1818 Rullander AC, Lundstrõm M, Lindkvist M, Hãgglõf B, Lindh V. Stress symptoms among adolescents before and after scoliosis surgery: correlations with postoperative pain. J Clin Nurs. 2016;25(7-8):1086-94. doi: 10.1111/jocn.13137
https://doi.org/10.1111/jocn.13137...
).

Como elementos estressores identificaram-se os riscos relacionados com a realização da cirurgia de correção de escoliose, o receio da dor no pós operatório, a alteração da imagem corporal (expectativa versus realidade), a expectativa sobre o comportamento dos amigos/pares em relação a si, no pós operatório, o ambiente desconhecido, ser cuidada por estranhos, a perda de autonomia e o absenteísmo escolar. Quanto mais complexo é o problema cirúrgico e consequente recuperação, mais evidentes são os elementos e fatores causadores de estresse(44 Duramaz A, Yilmaz S, Ziroglu N, Bursal Duramaz B, Kara T. The effect of deformity correction on psychiatric condition of the adolescent with adolescent idiopathic scoliosis. Eur Spine J. 2018;27(9):2233-40. doi: https://doi.org/10.1007/s00586-018-5639-4
https://doi.org/10.1007/s00586-018-5639-...
). Dessa forma, quando um adolescente é confrontado com a informação sobre os riscos e perspectiva de dor pós-operatória pode ficar preocupado e manifestar ansiedade, com sofrimento significativo(1818 Rullander AC, Lundstrõm M, Lindkvist M, Hãgglõf B, Lindh V. Stress symptoms among adolescents before and after scoliosis surgery: correlations with postoperative pain. J Clin Nurs. 2016;25(7-8):1086-94. doi: 10.1111/jocn.13137
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).

Os focos ‘ansiedade’ e ‘conhecimento sobre a dor’ coincidem com os de outros estudos que também reportam uma correlação entre ansiedade pré-operatória, dor, distúrbios do sono e comportamentos mal-adaptativos em adolescen-tes((2020 Berger J, Wilson D, Potts L, Polivka B. Wacky Wednesday: use of distraction through humor to reduce preoperative anxiety in children and their parents. J Perianesth Nurs. 2014;29(4):285-91. doi: 10.1016/j.jopan.2013.06.003
https://doi.org/10.1016/j.jopan.2013.06....
,2121 Hilly J, Horlin AL, Kinderf J, Chez C, Menrath S, Delivet H, et al. Preoperative preparation workshop reduces postoperative maladaptive behavior in children. Paediatr Anaesth. 2015;25(10):990-8. doi: 10.1111/pan.12701
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)). Nesse sentido, o contato prévio com a informação relacionada com a cirurgia carece da implementação adequada de intervenções de prevenção de ansiedade e dor, para que a adolescente possa estar melhor preparada.

Para o International Council of Nurses (ICN)(1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
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) a ansiedade carateriza-se como uma emoção negativa, com sentimentos de ameaça, perigo ou angústia. O conhecimento corresponde a conteúdo específico de pensamento, fundamentado em sabedoria conseguida, ou na informação ou habilidades aprendidas, conhecimento e reconhecimento da informação(1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
https://www.icn.ch/what-we-do/projects/e...
). Define disposição (ou prontidão) para aprender como o estar pronto ou disponível para agir ou avançar(1010 International Council of Nurses. ICNP Browser. [Internet]. Geneva: ICN; 2019 [cited 2019 Sept 19]. Available from: https://www.icn.ch/what-we-do/projects/ehealth/icnp-browser?fbclid=IwAR16oNBaXF-OZ38F8PGiTohRlccVWKSpjGJjP5x0OmJSmnbFuYkCMx7jAMc
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). Já disponibilidade para aprender é descrita “como o momento em que o aprendiz demonstra interesse em aprender a informação necessária para manter uma ótima saúde ou para se tornar mais habilidoso em alguma tarefa”(2222 Bastable SB. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3a ed. São Paulo: Artmed; 2010.). A prontidão acontece quando o aprendiz está receptivo, disposto e capaz de participar no processo educativo para o evento(2222 Bastable SB. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3a ed. São Paulo: Artmed; 2010.).

Segundo o proposto por Neuman, a implementação de intervenções de caráter primário, secundário e terciário visa proteger a estrutura básica do adolescente, pelo reforço das linhas de defesa e linhas de resistência(1515 Lowry LW, Aylward PD. Betty Neuman's Systems Model. In: Smith MC, Parker ME, editors. Nursing theories and nursing practice. 4th ed. Philadelphia: F. A. Davis; 2015. p. 165-84.). Intervenções como ensinar sobre gestão da dor, gerir ansiedade ou estabelecer confiança contribuem para amenizar o impacto do ambiente perioperatório no indivíduo, melhorar a experiência assim como a percepção do bem-estar em todo o período perioperatório(2323 Pinto A, Faiz O, Davis R, Almoudaris A, Vincent C. Surgical complications and their impact on patients' psychosocial well-being: a systematic review and meta-analysis. BMJ Open. 2016;6(2):e007224. doi: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2014-007224
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).

O referencial teórico, filosófico e conceitual do modelo permitiu ampliar a visão da enfermagem direcionada para o holismo e o bem-estar(1313 Neuman B, Fawcett J. The Neuman Systems Model. 5th ed. Upper Saddle, NJ: Pearson; 2011.). Os enfermeiros têm um papel importante nos cuidados perioperatórios de adolescentes, ao interpretar, avaliar e promover alívio da dor e ansiedade. Estes cuidados incluem a preparação para a cirurgia, informando a adolescente e família sobre o que esperar, proporcionando um ambiente mais calmo e seguro e respondendo às necessidades apresentadas por eles((1818 Rullander AC, Lundstrõm M, Lindkvist M, Hãgglõf B, Lindh V. Stress symptoms among adolescents before and after scoliosis surgery: correlations with postoperative pain. J Clin Nurs. 2016;25(7-8):1086-94. doi: 10.1111/jocn.13137
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)).

Limitação do estudo

A triangulação de técnicas tem o potencial metodológico para a minimização de vieses com pesquisa de caso único (escoliose idiopática juvenil). O caso de uma única adolescente pode ser um limitante à generalização dos achados para outros adolescentes. Sugere-se a realização de mais estudos em contextos perioperatório, tipo séries de casos ou em estudo caso com mais adolescentes, utilizando o Modelo de Neuman e a terminologia CIPE®.

Outro limite do estudo foi a inclusão da família no contexto de cuidados hebiátricos, pois exigiria modelagens de diagnósticos de enfermagem que não fazem parte da metodologia de estudo de caso único centrado na adolescente.

Implicações para a prática

Os achados deste estudo podem ser aplicados a situações similares que sejam experienciadas por meninas-adolescentes, uma vez que se compreendeu o significado da ansiedade e conhecimento sobre controle da dor como aspectos mais recorrentes na experiência perioperatória. A implementação do modelo pode permitir a sistematização e excelência dos cuidados de enfermagem a adolescentes em perioperatório.

Em estudos futuros relacionados aos cuidados periope-ratórios nas condições cirúrgicas de resolução complexa, pode-se explorar variáveis do modelo de Neuman, destacando o papel parental como parte do equilíbrio do sistema familiar.

CONCLUSÃO

A identificação de fatores intra, inter, extrapessoais e elementos estressores orientaram o planejamento dos cuidados, segundo os três níveis de prevenção integrados, que o modelo propõe. Dessa forma, o desenvolvimento do processo de cuidados a uma adolescente com escoliose obteve respostas exitosas ao atingir os resultados de enfermagem.

O modelo é aplicável e adequado ao contexto de cui- intervenções que respondem aos problemas prioritários dos dados perioperatórios a adolescentes, pois os principais adolescentes em situação perioperatória para correção cirúr-focos de atenção do enfermeiro conduzem a prescrição de gica de escoliose.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    21 Jan 2020
  • Aceito
    23 Set 2020
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