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Tecnologias educativas para orientação da coleta de escarro da tuberculose pulmonar: revisão sistemática* * Extraído da dissertação: “Construção e validação de um folder educativo para coleta de escarro da tuberculose pulmonar”, Universidade Regional do Cariri, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as contribuições das tecnologias educativas utilizadas durante as orientações para coleta de escarro da tuberculose pulmonar.

Método:

Revisão sistemática guiada pelo Preferred Reporting items for Systematic Reviews com protocolo registrado na base International Prospective Register of Systematic Reviews, sob o número CRD42020208162. A busca foi realizada nas bases de dados Cinahl, Scopus, PubMed, Web of Science, Embase, Lilacs, CENTRAL, CAPES, Proquest, OpenGrey e busca manual na lista de referências. A busca, seleção dos estudos, extração dos dados e avaliação metodológica pela ferramenta do Risco de Viés da Cochrane foram realizadas por dois revisores independentes.

Resultados:

Evidenciaram-se 2488 estudos, sendo sete selecionados e analisados, dos quais quatro utilizaram palestras estruturadas; três, folder educativo; e um, vídeo educativo. Todos foram utilizados de forma isolada ou em conjunto, impactando na confirmação bacteriológica da tuberculose. Os estudos apresentaram baixo risco de viés.

Conclusão:

As evidências científicas demonstraram que as tecnologias educativas apresentam como contribuições o aumento da qualidade, volume e aspecto da amostra de escarro, o que proporciona a melhoria da confirmação bacteriológica da doença.

DESCRITORES
Tuberculose Pulmonar; Tecnologia Educacional; Educação em Saúde; Escarro; Revisão Sistemática

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