Acessibilidade / Reportar erro

Análise espacial dos homicídios intencionais de mulheres* * Extraído da dissertação “Homicídios e violência prévia contra mulher em Pernambuco”, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal de Pernambuco, 2019.

Análisis espacial de los homicidios intencionales de mujeres

RESUMO

Objetivo

Analisar as características e a distribuição espacial dos homicídios intencionais de mulheres, de acordo com as regionais de saúde, em um estado da Região Nordeste do Brasil.

Método

Estudo ecológico que teve o município e as regiões de saúde como unidades de análise e usou dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Calcularam-se as taxas de mortalidade, que foram suavizadas pelo método bayesiano empírico local. Para identificação da existência de autocorrelação espacial, utilizou-se o índice de Moran.

Resultados

Registraram-se 1.144 homicídios, com taxa média de 6,2/100.000 mulheres. Para todas as regiões de saúde prevaleceram a faixa etária de 10 a 39 anos, a raça/cor negra e a situação conjugal solteira. Os homicídios ocorreram em via pública. Os dias da semana com maiores registros foram sábado e domingo e os meses do ano dezembro, janeiro, fevereiro e junho. O índice de Moran global foi de 0,6 (p = 0,01). Identificaram-se clusters de municípios com altas taxas de homicídios nas III e IV regiões de saúde.

Conclusões

As vítimas de homicídios eram jovens, negras e solteiras. A análise espacial localizou áreas críticas de ocorrência de homicídios, que são prioritárias para as ações de prevenção da violência contra as mulheres.

Homicídio; Violência contra a Mulher; Sistemas de Informação; Estatísticas Vitais; Análise Espacial

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br