Acessibilidade / Reportar erro

Opinião dos portadores de transtorno mental sobre o fumo e sua proibição na internação psiquiátrica* * Extraído da dissertação "Dependência de tabaco na esquizofrenia, sua relação com indicadores clínicos e o sentido para o usuário", Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2012.

Objetivo: Identificar a opinião dos portadores de transtorno mental sobre o fumo e sua proibição durante a internação psiquiátrica. Método: Estudo exploratório com 96 portadores de transtorno mental, tabagistas, internados em enfermaria psiquiátrica de hospital geral. As entrevistas foram realizadas individualmente, utilizando-se o instrumento elaborado para este estudo. O conteúdo verbalizado nas entrevistas foi gravado, transcrito e submetido à análise de conteúdo temático. Resultados: Identificou-se que os portadores de transtorno mental veem o tabagismo na internação psiquiátrica como ajuda para suportar a dificuldade de convívio e a falta de atividades. A permissão do tabagismo é vista como sinal de respeito às suas necessidades. Os sujeitos relatam não aceitar a proibição total do tabagismo. Conclusão: O tabagismo ajuda a enfrentar dificuldades e conflitos na internação psiquiátrica. Existe resistência quanto à possibilidade de retirar totalmente a permissão para fumar na internação.




Tabagismo; Transtornos mentais
; Unidade Hospitalar de Psiquiatria
; Áreas proibidas ao tabagismo
; Enfermagem psiquiátrica



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br