Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE CRÍTICA DE UMA METOLOLOGIA DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL AO PACIENTE DIABÉTICO, A PARTIR DA TEORIA DE DOROTHEA OREM* * Trabalho apresentado à Disciplina Metodologia de Assistência de Enfermagem do Curso de Especialização em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, 1986.

Critical OREM's theory, to the diabetic out-patient

As teorias de enfermagem, apesar das diferentes percepções quanto o que é realmente uma Teoria, representam uma parcela fundamental na constituição de um corpo de conhecimentos específicos de enfermagem. Considerando a importância do aprofundamento nos estudos e nas aplicações práticas das teorias de enfermagem, os autores analisaram criticamente uma metodologia de assistência ambulatorial ao paciente diabético, implementada num hospital universitário, a partir dos conceitos básicos da Teoria de Orem e seu processo de enfermagem. Observou-se que apesar da metodologia ter sido planejada sem uma fundamentação teórica específica, em alguns aspectos vai de encontro aos preceitos da Teoria de Orem.

Teorias de enfermagem; Diabetes mellitus; Modelos teóricos; Filosafia de enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br