Acessibilidade / Reportar erro

AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS DE ENFERMAGEM QUANTO À UNIDADE DE ENSINO "A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE DE TERAPIA INTENSIVA"

Student's expedtations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit

Resumos

Por meio de um pré-teste, foram identificados os conhecimentos prévios sobre terapia intensiva, paciente crítico e as expectativas quanto à unidade de ensino "Assistência de Enfermagem ao Paciente de Terapia Intensiva", entre os alunos do 7º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A análise dos dados mostrou que os conhecimentos e as expectativas dos alunos estão impregnadas de preconceitos devido a estigmas sobre os temas.

O estudo, serviu de subsídio para o replanejamento da unidade de ensino, no qual foram levadas em consideração as expectativas e necessidades dos alunos para melhor aproveitamento, através de situações de aprendizagem planejadas.

Educação em enfermagem; Unidade de terapia intensiva; Paciente grave; Curso de graduação em enfermagem


The previous knowledge which nursing students have about intensive care and critically ill patients were identified by a pre-test. The study revealed also the student's expectations for the teaching unit dealing with the nursing care of patients in the intensive care unit. The data showed that the students' knowledges and expectations are intermixed with prejudices owing to stigmata usually attached to the themes. The study provided bases for the replanning of the teaching, taking into account the students' expectations.

Intensive care unit; Critically ill patients; Nursing education; Baccalaureat nursing program


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    CAMPOS, D.M.S. Psicologia da aprendizagem. 3. edição. Rio de Janeiro, Vozes, 1972.
  • 2
    GAGNÊ, R.M. Principios essenciais da aprendizagem para o ensino. Porto Alegre, Globo, 1980.
  • 3
    GAGNÉ, R.M.; BRIGGS, L.J. La planificación de la enseñanza: sus principios. México, Trillas, 1976.
  • 4
    PATTILLO, M.M. Students in the ICU. Am. J. Nurs., v. 88, n. 5, p. 713-17, 1988.
  • 5
    PHILLIPS, A.P. Reducing nursing student's anxiety level and increasing retention of materials. J. Nurs. Educ, v. 27, n. 1, p. 35-41, 1988.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1991

Histórico

  • Recebido
    12 Jun 1990
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br