Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DA UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO, PELA ENFERMEIRA PEDIATRA, SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS RECÉM-HOSPITALIZADAS * * Resumo de Dissertação de Mestrado apresentada em 1986, à Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

The effect if therapeutic-play, used by pediatric-nurse, on the behavior of children recently hospitalized

Resumos

O trabalho descreve a realização e os resultados de uma pesquisa experimental, executada entre crianças de 3 a 5 anos, recém-hospitalizadas, com utilização da técnica de brinquedo terapêutico. Os resultados demonstram que ela favoreceu o aparecimento de comportamentos mais compatíveis ao desenvolvimento esperado da criança nesta faixa etária, assim como os considerados de adaptação ou do ego forte.

Brinquedo; Criança hospitalizada; Enfermagem pediátrica


This work describes the realization and the results of one experimental research accomplished with children from 3 to 5 years of age, recently-hospitalized using the therapeutic-play. The results showed that it helped children behave more according to what is expected of this 3-5 age group, as well as show signs that they had adapted or presented ego strenght.

Playthings; Child hospitalized; Pediatric nursing


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    AXLJNE, V.M. Ludoterapia: a din/lmica interior da criança. Belo Horizonte, Interlivroa, 1972.
  • 2
    BARTON, P.H. Play as a tool os nursing. Nurs. Outlook, v. 10, n. 3, p. 162-4, 1962.
  • 3
    CALKIN, J.D. Are hospitalized toddlers adapting to the experience as well as we think? MCN, v. 4, n. 18-23, 1979.
  • 4
    CLATWORTH, S.M. The effect of therapeutic play on the anxiety behavior of hospitalized children. Ann Arbor, University Microfilms International, 1978. 226 p. (Doctoral Degree) — Boston University Scholl of Education.
  • 5
    DENYS, M.J. A child with Hirchsprung's disease uses a nurse to gain, ego strenght. In: AMERICAN NURSES ASSOCIATION. Ana Clinical Sessions: 1968. New York, Appleton — Century — Crofts, 1968. p. 155-61.
  • 6
    ERICKSON, F. Reactions of children to hospital experience. Nurs. Outlook, v. 6, n. 9, p. 501-4, 1958.
  • 7
    GERHART, S.M. A preschool child's use of language In coping with hospitalization. Matern. Child. Nurs. J., v. 8, n. 1, p. 39-47, 1979.
  • 8
    GOHSMAN, B. The hospitalized child and the need for mastery. Issues Compr. Pediatr. Nurs., v. 5, n. 2, p. 67-76, 1981.
  • 9
    GREEN, C.S. Larry thought puppet play «childish» but it helped him face his fears. Nursing, v. 5, n. 3, p. 30-3, 1975.
  • 10
    GREEN, C.S. Understanding children's needs through therapeutic play. Nursing, v. 4, n. 10, p. 31-2, 1974.
  • 11
    JUNKER, D. apud GREEN, C.S. Understanding children's needs through therapeutic play. Nursing, v. 4, n. 10, p. 31-2, 1974.
  • 12
    KENNY, T.J. The hospitalized child. Pediatr. Clin. North Am. v. 22, n. 3, p. 583-93, 1975.
  • 13
    KUM, B.; ILGEN, N. Hospitalization of the child-part II. Turk. J. Pediatr., v. 19. n. 3/4, p. 109-17, 1877.
  • 14
    MACHADO, D.V.M. O brinquedo e suas funções. An. Nestle, n. 100, p. 54-8, 1977.
  • 15
    MACHADO, D.V.M. & MACHADO, E.M. Cuidados psicológicos à criança hospitalizada. Rev. Hosp. Clin., v. 11, n. 4, p. 202-8, 1956.
  • 16
    MARLOW, D. Textbook of pediatric nursing. 5 ed. Philadelphia, Saunders, 1977. cap. 5, p. 73-112: The nurse and the ill child.
  • 17
    MARTINS, D.M.R. et al. Assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas quando enfrentam situações desagradáveis — parte I. Rev. Esc. Enf. USP., v. 13, n. 2, p. 157-69, 1979.
  • 18
    MARTINS, D.M.R. et al. Assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas quando enfrentam situações desagradáveis — parte II. Rev. Esc. Enf. USP., v. 13, n. 3, p. 287-99, 1979.
  • 19
    MORAES, E. Manifestações de tensão e comportamento de adaptação de crianças hospitalizadas. Rev. Esc. Enf. USP., v. 5, n. 1, p. 44-57, 1971.
  • 20
    MORAES, E. Mensagem única, um modo terapêutico de tratar crianças em sofrimento: relato de uma experiência. Rev. Esc. Enf. USP., v. 14, n. 2, p. 165-9, 1980.
  • 21
    MORAES, E. et al. Estudantes de enfermagem assistem crianças doentes, utilizando «entrevista com brincadeira». Rev. Esc. Enf. USP., v. 13, n. 1, p. 29-39, 1979.
  • 22
    PRUGH, D.H.A. Study of the emotional reactions of children and families to hospitalizations and illness, Am. J. Orthopsychiatry, v. 23, n. 1, p. 70-106, 1953.
  • 23
    RAMSEY, N.L. Effects of hospitalization on the child and the family. In: SMITH, M.J. et. al. Child and family concepts of nursing practice. New York, McGraw-Hill, 1982, cap. 16 p. 317-41.
  • 24
    RIBEIRO, C.A. Sentindo o valor das experiências significativas para a aprendizagem: relato de duas situações vividas com crianças hospitalizadas. Rev. Esc. Enf. USP., v. 17, n. 3, p. 179-203, 1983.
  • 25
    ROBERTSON, J. Some responses of young children to loss of maternal care. Nurs. Times, v. 49, n. 16, p. 382-6, 1953.
  • 26
    SABOYA, B. No universo da criança, brincar é ir em frente. O GLOBO. Rio de Janeiro, 6 out. 1985. Jornal da Família, p. 1.
  • 27
    WHALEY, L.F.; WONG, D.L. Essentials of pediatric nursing. Saint Louis, Mosby 1982. 943 p.
  • 28
    WOLTMAN, A.G. Therapeutic play techniques — 9º concepts of play therapy techniques. Am. J. Orthopsychiatry, v. 25, n. 4, p. 771-83, 1955.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1991

Histórico

  • Recebido
    25 Jul 1988
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br