Acessibilidade / Reportar erro

Desenho de um programa de intervenção com uso de telefone para cuidadores familiares* * Extraído da tese: “Efetividade de intervenções de enfermagem com uso de telefone para cuidadores familiares com tensão do papel de cuidador”, Pós-graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2016.

RESUMO

Objetivo

Descrever o processo de desenvolvimento de um programa de intervenção de enfermagem para promover a adaptação dos cuidadores familiares de pessoas com doenças crônicas da Colômbia e do Brasil.

Método

Estudo de desenvolvimento no qual o programa de intervenção foi criado segundo a proposta do UK Medical Research Council para o desenvolvimento e a avaliação de intervenções complexas.

Resultados

O programa foi organizado em cinco sessões semanais, de 40 minutos de duração, aplicadas por telefone, que integraram as atividades de Apoio ao cuidador e Melhora do enfrentamento.

Conclusão

Seguir as recomendações da UK Medical Research Council permitiu o delineamento de um programa de intervenção, de alto rigor metodológico, fundamentado em evidências científicas existentes, sustentado em um modelo teórico próprio da disciplina de enfermagem o que permitirá aumentar a compreensão dos seus mecanismos da ação na melhora do bem-estar do cuidador familiar.

Cuidados de Enfermagem; Cuidadores; Família; Doença Crônica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br