Acessibilidade / Reportar erro

Incontinência urinária na predição de quedas em idosos hospitalizados* * Extraído da dissertação "Incidência e fatores associados a quedas em idosos hospitalizados", Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, 2014

Objetivo

Analisar o efeito da incontinência urinária como preditora da incidência de quedas entre idosos hospitalizados.

Método

Estudo de coorte concorrente onde foram acompanhados 221 idosos internados, desde a data da admissão hospitalar até a alta, óbito ou queda. A análise de sobrevivência e a verificação da associação entre a variável de exposição e as demais variáveis foram realizadas pelos métodos de Kaplan-Meier, densidade de incidência e o modelo de regressão de Cox.

Resultados

A incontinência urinária foi um forte preditor de quedas nos idosos pesquisados e esteve associada ao menor tempo de ocorrência do evento. A incontinência urinária, concomitante à disfunção de equilíbrio e marcha e uso de antipsicóticos foram associadas às quedas.

Conclusão

São necessárias medidas de prevenção de risco de quedas específicas aos pacientes idosos hospitalizados que apresentam incontinência urinária.



Idoso; Pacientes internados; Incontinência urinária; Acidentes por quedas; Análise de sobrevida; Enfermagem geriátrica


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br