Acessibilidade / Reportar erro

Cargas de trabalho nas atividades de enfermagem em hospitais universitários* * Extraído da tese: “Elaboração e validação do instrumento “Escala de Cargas de Trabalho nas Atividades de Enfermagem” e a relação com o presenteísmo no contexto socioambiental de hospitais universitário”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a exposição dos trabalhadores de enfermagem às cargas de trabalho presentes em hospitais universitários no sul do Brasil.

Método:

Estudo quantitativo transversal, com 361 trabalhadores de enfermagem de dois Hospitais Universitários, entre os meses de novembro de 2019 e fevereiro de 2020. Foi utilizado um instrumento com variáveis sociodemográficas e laborais e a Escala de Cargas de Trabalho nas Atividades de Enfermagem, previamente validada. Realizou-se distribuição de frequências, medidas de posição e variabilidade e análise de variância e teste de Tukey.

Resultados:

O construto que apresentou a maior média do instrumento foi F3-Cargas Biológicas (0,3), evidenciando que a exposição às cargas biológicas é muito intensa entre os trabalhadores de enfermagem. As cargas de trabalho possuíram diferença significativa com as unidades de trabalho – fisiológicas (p = 0,001), biológicas (p = 0,007), psíquicas (p = 0,042), mecânicas (p = 0,014), químicas (p = 0,001) e físicas (p = 0,001).

Conclusão:

Os trabalhadores identificam a exposição às cargas de trabalho com diferentes intensidades, evidenciando aspectos do trabalho nas instituições de saúde que aumentam ou atenuam as cargas de trabalho, por meio das atividades desenvolvidas pelos trabalhadores de enfermagem.

DESCRITORES
Carga de Trabalho; Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Hospitais Universitários; Equipe de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br