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Integração ensino-serviço: implicações e papéis em vivências de cursos de Graduação em Enfermagem* * Extraído da tese "A integração ensino-serviço em experiências do Pró-Saúde na Enfermagem/SC: estratégia para a consolidação da Atenção Básica à Saúde", Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

O estudo buscou conhecer as implicações da integração ensino-serviço para a formação em Enfermagem na perspectiva de docentes, alunos e profissionais dos serviços de Atenção Básica à saúde e identificar os papéis de docentes e profissionais que acompanham as vivências práticas na formação. Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em cinco cursos de graduação em Enfermagem do estado de Santa Catarina. Foram entrevistados 22 docentes e 14 profissionais e realizados cinco grupos focais com alunos. Os resultados são apresentados em duas categorias: As implicações da integração ensino-serviço para a formação em Enfermagem: fatores contributivos e intervenientes e Relações que se estabelecem nas vivências: um discurso uníssono e uma prática dissonante. As contribuições da integração ensino-serviço são inegáveis. Apesar dessa convicção, existem fatores intervenientes que precisam estar na pauta das discussões. O papel do facilitador na formação também emergiu de modo veemente, embora persistam percepções contraditórias.

Educação em enfermagem; Educação superior; Serviços de Integração Docente-Assistencial


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