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DO DIAGNÓSTICO À CONDUTA DE ENFERMAGEM: A TRAJETÓRIA DO CUIDAR NA REABILITAÇÃO DO LESADO MEDULAR * * Tese de Doutorado apresentada à Escola de Enfermagem da USP. junho. 1995.

From diagnose to nursing intervention: the course of care on the rehabilitation of the spinal cord injuried patient

Trata-se de uma pesquisa sobre diagnósticos e condutas de enfermagem aos lesados medulares em programa de reabilitação, na qual, inicialmente, para a formulação dos diagnósticos de enfermagem, utilizou-se os registros feitos por enfermeiras da equipe de lesado medular, nos históricos de enfermagem anexados a 38 prontuários de pacientes que estavam em reabilitação no período compreendido entre 1988 e 1992. Visou-se também. identificar as condutas de enfermagem mais freqüentes, bem como proceder à análise da relação diagnóstico/conduta de enfermagem. A análise dos resultados permitiu constatar 273 diagnósticos de enfermagem distribuídos em 14 categorias diagnósticas, registradas pelas enfermeiras na Folha de Evolução. A relação diagnóstico/condutas, tratada pela teste exato de Fisher, apresentou significancia para o diagnóstico déficit de auto-cuidado banho e/ou higiene e obstipação percebida. Quanto à validação das condutas de enfermagem, verificou-se 76 condutas preconizadas pelos juizes, na fase III - Delphi, cuja ação estava voltada para orientar o paciente.


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