Acessibilidade / Reportar erro

Instrumentos para avaliação de abuso em idosos: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

mapear ferramentas de avaliação do abuso de idosos e determinar as propriedades psicométricas de cada uma.

Método:

revisão do escopo desenvolvido de acordo com recomendações do Manual do Revisor do Instituto JBI em bancos de dados e literatura cinzenta.

Resultados:

foram identificadas dezessete ferramentas para medir situações de maus-tratos a idosos. Elas foram categorizadas em 1) Ferramentas para avaliação de risco de abuso, e 2) Ferramentas para identificação de abuso. De acordo com o risco de abuso, a Escala de Vulnerabilidade ao Abuso foi a mais prevalente na literatura, com análise fatorial aceitável através de quatro domínios, e boa confiabilidade interna (0,74). Portanto, a Ferramenta de Avaliação para Abuso Doméstico de Idosos compreende a avaliação de seis tipos de abuso de idosos; entretanto, o estudo mostra limitação psicométrica, uma vez que a estrutura interna não foi avaliada por evidências de validade.

Conclusão:

dezessete ferramentas para determinar a ocorrência ou risco de abuso de idosos foram identificadas com diferentes propriedades psicométricas. Recomendamos o uso de mais de uma das ferramentas identificadas para uma medição apropriada das situações de abuso de idosos, dada a complexidade do fenômeno e a falta de um único instrumento que contemple todas as suas consequências e formas de expressão.

DESCRITORES
Violência; Idoso; Estudo de Validação; Abuso do Idosos; Enfermagem Forense

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br