Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação das redes de atenção à saúde pelo enfermeiro da Estratégia Saúde da Família* * Extraído da dissertação: “Avaliação das redes de atenção à saúde pelo enfermeiro da estratégia saúde da família”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas, 2018.

Resumo

Objetivo:

Avaliar a capacidade da Atenção Primária à Saúde de coordenar as Redes de Atenção à Saúde.

Método:

Estudo transversal, populacional, de natureza descritiva, desenvolvido no Estado de Minas Gerais por meio de entrevista com enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família, utilizando o Instrumento de Avaliação da Coordenação das Redes pela Atenção Primária. Aplicou-se análise estatística descritiva; Teste Exato de Fisher, Coeficiente de correlação de Spearman e análise de agrupamento de Cluster. Fixou-se erro tipo I em 5% como estatisticamente significativo.

Resultados:

Entrevistaram-se 49 enfermeiros, que avaliaram as dimensões população e atenção primária à saúde como ótimas. Sistemas de apoio, logístico, governança e a avaliação global foram classificados como tendo condição boa na coordenação das redes pela Atenção Primária. Os dendogramas mostraram que o processo de trabalho apresenta semelhanças entre os Enfermeiros, assim como a estrutura entre os municípios.

Conclusão:

A Atenção Primária possui capacidade de coordenar as redes, processo no qual o Enfermeiro tem papel de centralidade. Houve semelhanças no processo de trabalho entre municípios avaliados e um déficit nos sistemas de informação e assistência farmacêutica.

Descritores:
Enfermagem de Atenção Primária; Estratégia Saúde da Família; Enfermagem Familiar; Serviços de Saúde; Avaliação de Programas e Projetos de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br