Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidades e manifestações clínicas em envenenamentos por escorpiões em Santarém, Pará, Brasil: estudo qualitativo

Resumo

Objetivo:

Descrever elementos de vulnerabilidades e manifestações clínicas das vítimas de escorpionismo em Santarém-Pará.

Método:

Estudo quantitativo e qualitativo, com referencial teórico de 28 pacientes picados por escorpiões, foram entrevistados mediante aplicação de instrumento semiestruturado. Os dados foram analisados ​​de acordo com a técnica de análise de discurso.

Resultados:

Dezessete pacientes (60,7%) eram do sexo masculino e oito (28,6%) eram analfabetos. Vinte e dois (78,5%) pacientes eram pequenos agricultores. O estudo revelou que esses pacientes apresentavam uma importante vulnerabilidade individual, social e programática. As entrevistas revelaram conhecimento limitado sobre prevenção e primeiros socorros após o envenenamento. A vulnerabilidade programática é destacada porque há dificuldade no acesso aos serviços de saúde devido à grande extensão geográfica da região amazônica e também à falta de experiência dos profissionais de saúde no atendimento às vítimas de picadas de escorpião.

Conclusão:

Esta pesquisa revela com precisão os distúrbios neuromusculares e sensoriais do sistema nervoso descritos anteriormente nessas vítimas de escorpionismo. Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que aborda a vulnerabilidade do escorpionismo usando metodologia qualitativa.

Descritores:
Picadas de Escorpião; Vulnerabilidade em Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br