Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento de competências ético-políticas segundo egressos de um Curso ee Graduação em Enfermagem

Esta pesquisa teve como objetivo identificar competências ético-políticas possibilitadas pelo processo formativo compatíveis com o perfil do enfermeiro previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem. É um estudo de caso com unidades incorporadas representadas por 32 egressos de uma instituição de ensino particular confessional e inseridos no mercado de trabalho. O conteúdo das entrevistas foi analisado com base na técnica da Análise Temática resultando nas categorias: “Competências ético-políticas no processo formativo” e “Competências ético-políticas como produto do processo formativo”. Na perspectiva do egresso, estas categorias reforçam o papel social do profissional enfermeiro e o preparo do estudante para a reflexão, a compreensão e a participação na transformação da sociedade.

Educação em enfermagem; Competência profissional; Aprendizagem; Currículo; Ética em enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br