Acessibilidade / Reportar erro

Engagement de residentes multiprofissionais em saúde* * Extraído da dissertação: “Ansiedade, depressão, bem-estar e trabalho de residentes multiprofissionais da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP”, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2015.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os níveis de engagement de residentes multiprofissionais em saúde de uma instituição de ensino superior do noroeste paulista.

Método:

Estudo censitário transversal, que utilizou a Utrecht Work Engagement Scale para identificar o nível de relação com o trabalho (Escore geral) por meio de 17 questões distribuídas nas dimensões Vigor, Dedicação e Absorção.

Resultados:

Participaram 50 profissionais. 92,0% do sexo feminino, idade mediana de 24 anos, 88,0% solteiros; 82,0% referiram-se satisfeitos com o programa, e 56,0% já pensaram em desistir. Os profissionais satisfeitos com o programa apresentaram Escore geral (4,0) e Dedicação (4,5) altos, e níveis médios de Absorção (3,9) e Vigor (3,8). Os que se referiram insatisfeitos apresentaram níveis médios em todas as dimensões (Vigor: 3,2; Absorção: 3,5; Dedicação: 3,5) e no o Escore geral (3,2), resultados considerados positivos.

Conclusão:

Os profissionais apresentaram bons níveis de engagement, mesmo havendo insatisfações com o programa. Os resultados mostraram boa relação dos profissionais com preceptores e supervisores, reforçando que o apoio e o reconhecimento do desempenho dos profissionais são importantes para o fortalecimento do engagement, principalmente no início da carreira.

DESCRITORES:
Engajamento no Trabalho; Internato e Residência; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Relações Interprofissionais; Saúde do Trabalhador

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br