Acessibilidade / Reportar erro

Câncer de pele em trabalhadores rurais: conhecimento e intervenção de enfermagem

OBJETIVO

Identificar a exposição de trabalhadores rurais à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas; identificar casos pregressos de câncer de pele e aplicar a ação clínica e comunicativa de Enfermagem aos trabalhadores rurais com diagnóstico pregresso de câncer de pele.

MÉTODO

Estudo observacional-exploratório realizado com trabalhadores rurais expostos à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas, em área rural no extremo sul do Brasil. Utilizou-se um modelo adaptado de julgamento clínico e comunicação de risco para o desenvolvimento de intervenção aos trabalhadores com diagnóstico pregresso de câncer de pele.

RESULTADOS

Identificou-se: 123 (97,7%) trabalhadores em condições de exposição à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas; sete (5,4%) com diagnóstico pregresso de câncer de pele e desses, quatro (57,1%) apresentaram lesões potenciais de câncer de pele.

CONCLUSÃO

Os resultados do estudo permitiram elucidar a conjugação entre o conhecimento clínico e comunicação de risco de câncer de pele para trabalhadores rurais.

Neoplasias Cutâneas; Trabalhadores Rurais; Riscos Ocupacionais; Enfermagem Oncológica; Competência Clínica; Comunicação em Saúde


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br