Acessibilidade / Reportar erro

Validade de critério da Questão-Chave para rastreamento do uso de risco de álcool na atenção primária* * Extraído da tese: “Tradução, adaptação cultural e validação da questão-chave para rastreamento do uso de risco de álcool para o português”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2017.

Resumo

OBJETIVO

Realizar a validação de critério da questão-chave em português para rastreamento do uso de risco de álcool entre usuários dos serviços de Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO

Trata-se de um estudo psicométrico realizado com usuários de um serviço de Atenção Primária à Saúde localizado na cidade de São Paulo, Brasil. Os participantes responderam à questão-chave que foi aplicada em conjunto com o Alcohol Use Disorders Identification Test-C para a validação concorrente e a aferição das propriedades psicométricas.

RESULTADOS

A amostra foi composta de 518 usuários. A questão-chave apresentou especificidade de 59% e sensibilidade de 99% em relação ao Alcohol Use Disorders Identification Test-C na população em geral. A acurácia foi de 81% em relação a esse instrumento. Não se observou influência de variáveis sociodemográficas, como sexo, por exemplo, nas propriedades psicométricas da questão-chave.

CONCLUSÃO

Os resultados indicam que a questão-chave em português apresentou qualidades psicométricas satisfatórias e sugerem que sua versão em português seja tão eficiente para o rastreamento do uso de risco de álcool quanto seu padrão de referência, o que subsidia seu emprego na Atenção Primária à Saúde para o rastreamento do uso de risco de álcool.

Descritores:
Atenção Primária à Saúde; Transtornos Relacionados ao Uso de Álcool; Estudos de Validação; Programas de Rastreamento; Enfermagem de Atenção Primária

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br