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Necessidades essenciais das crianças para o desenvolvimento: referencial para o cuidado em saúde* * Extraído da tese de livre-docência “Necessidades Essenciais das Crianças para o desenvolvimento: referencial para o cuidado em saúde”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2016.

RESUMO

A integralidade da atenção à criança implica cuidar de seu desenvolvimento, mediante apreensão de necessidades baseadas em um referencial apropriado às especificidades infantis. Este estudo teórico teve como objetivo analisar o referencial das necessidades essenciais das crianças com base em uma teoria de desenvolvimento infantil. Realizou-se análise comparativa entre os conteúdos das necessidades essenciais das crianças e os componentes da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Verificou-se ampla correspondência entre os componentes da Teoria Bioecológica e as necessidades essenciais: relacionamentos sustentadores contínuos; experiências que respeitem as diferenças individuais; experiências adequadas ao desenvolvimento; estabelecimento de limites, organização e expectativas; e comunidades estáveis, amparadoras e de continuidade cultural. A necessidade de proteção física, segurança e regulamentação não está explícita nos elementos da teoria, mas também é verificada em suas definições. Concluiu-se que o referencial das necessidades essenciais pode apoiar o enfermeiro no cuidado em saúde e na promoção do desenvolvimento infantil.

Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Desenvolvimento Infantil; Promoção da Saúde; Cuidado da Criança; Enfermagem Pediátrica

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