Acessibilidade / Reportar erro

Situações-limite às práticas de promoção da saúde da criança: desafios ao empoderamento dos enfermeiros* * Extraído da tese: “Promoção da saúde da criança: práticas dos enfermeiros na perspectiva do empowerment”, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

Situaciones límite para las prácticas de promoción de la salud infantil: retos para el empoderamiento de los enfermeros

RESUMO

Objetivo:

Analisar as situações-limite enfrentadas pelos enfermeiros nas práticas de atenção à saúde da criança, na perspectiva do empoderamento na promoção da saúde.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo ação-participante, apoiada no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, desenvolvida por Círculos de Cultura, constituída de três etapas: Investigação temática, Codificação e Descodificação e Desvelamento crítico. Foram realizados 13 Círculos de Cultura com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de cinco Unidades Básicas de Saúde no município de Manaus, Amazonas.

Resultados:

Participaram 16 enfermeiros. Emergiram dos Círculos de Cultura 20 temas geradores, seis deles considerados pelos participantes pertinentes às situações-limite: acúmulo de atividades, dificuldade de monitoramento e acompanhamento das crianças, trabalho centrado na produtividade, falta de capacitação, limitação de recursos humanos, dificuldade de acolhimento.

Conclusão:

O estudo contribuiu para fortalecimento dos enfermeiros a partir de diálogos reflexivos quanto à realidade vivenciada, possibilitando tomada de consciência e intervenções para a transformação de suas práticas na atenção à saúde da criança.

DESCRITORES
Empoderamento para a Saúde; Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem de Atenção Primária; Promoção da Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br