Open-access Experiência de pacientes com insuficiência cardíaca em mobilização com realidade virtual: estudo de métodos mistos*

RESUMO

Objetivo:  Comparar efeitos de até três sessões de um protocolo de mobilização precoce combinada com realidade virtual (RV) imersiva versus mobilização precoce isolada na experiência de pacientes com insuficiência cardíaca agudamente descompensada.

Métodos:  Estudo de métodos mistos complexo, com pacientes adultos internados na unidade de tratamento intensivo. O Grupo Intervenção (GI) realizou a mobilização combinada com realidade virtual imersiva e o Grupo Controle (GC), mobilização isolada. A ferramenta Net Promoter Score (NPS) e a escala Likert foram utilizadas para avaliar a experiência dos pacientes. Na abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com perguntas abertas.

Resultados:  Participaram do estudo 60 pacientes, 44 (73,3%) homens, média de idade 59,7 ± 12,2. O procedimento foi recomendado por 23 (76,7%) no GI e por 24 (80%) no GC. A experiência de mobilização foi classificada como boa ou excelente por 28 (93,3%) no GI e 26 (83,7%) no GC. As análises qualitativas revelaram três categorias: “Efeitos Psicológicos”, “Desempenho Físico” e “Inovação”.

Conclusão:  A combinação da realidade virtual à mobilização precoce proporcionou uma experiência mais positiva aos pacientes. ClinicalTrials.gov sob número NCT05596292.

DESCRITORES:
Satisfação do paciente; Insuficiência cardíaca; Cuidados Críticos; Realidade virtual

location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro