Acessibilidade / Reportar erro

A EXPERIÊNCIA DE ACOMPANHAR UM FILHO HOSPITALIZADO: SENTIMENTOS, NECESSIDADES E EXPECTATIVAS MANIFESTADOS POR MÃES ACOMPANHANTES* * Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de Enfermagem da USP, 1984. (Apresentação condensada.)

Rooming-in experience: feelings, needs and expectations referred by living-in mothers

Este trabalho, realizado para atender uma motivação pessoal da autora, teve como finalidade a de encontrar elementos que permitissem melhorar a assistência à mãe acompanhante em nosso meio. A população constou de mães que acompanhavam seus filhos internados em duas unidades pediátricas que apresentavam sistema de internação conjunta de características diferentes, bem como diferenças quanto ao tipo de patologia assistida. Os dados foram colhidos por meio de entrevista, utilizando-se um formulário com perguntas abertas. Verificou-se que as mães acompanhantes sentem mais mal-estar do que bem-estar no hospital e que elas justificam seu mal-estar principalmente através de uma gama de razões relacionadas à situação hospitalar; que a principal nececessidade das mães na situação estudada é dar cuidados ao filho, além de apresentarem necessidades como informações; que as mães acompanhantes esperam contatos pessoais da equidpe hospitalar e que o pessoal hospitalar dê assistência às crianças. Constatou-se também uma grande variedade de motivos determinando tanto as necessidades quanto as expectativas das mães, motivos esses que evidenciam a individualidade das mães e dos significados únicos que a experiência de acompanhar um filho hospitalizado têm para cada uma delas.


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br