RESUMO
Objetivo: Analisar as condições de saúde geral, ansiedade e depressão de estudantes de enfermagem e analisar a sua relação com a percepção de autoeficácia geral e saúde mental positiva, durante o enfrentamento da covid-19.
Método: Estudo transversal, descritivo e correlacional, com 138 estudantes de enfermagem de uma instituição pública. Aplicaram-se instrumentos para variáveis sociodemográficas, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, Escala de Autoeficácia Geral, Questionário de Saúde Geral e de Saúde Mental Positiva. As análises incluíram estatística descritiva, correlações e regressão logística univariada e multivariada.
Resultados: Um aumento de 5% no escore de Saúde Mental Positiva associou-se à redução de 20,4% na probabilidade de ansiedade (OR = 0,83; IC 95%: 0,73–0,93) e de 26,6% na de depressão (OR = 0,79; IC 95%: 0,70–0,89). Incrementos semelhantes no Questionário de Saúde Geral foram associados a maiores probabilidades de ansiedade (29%) e depressão (18%). Um aumento de 5% na percepção de autoeficácia geral reduziu em 12,4% a probabilidade de ambos os desfechos (ansiedade e depressão).
Conclusão: Saúde mental positiva e autoeficácia foram fatores protetores, reforçando a importância de ações institucionais para promover o bem-estar acadêmico.
DESCRITORES
Estudantes de Enfermagem; Saúde Mental; Autoeficácia; Ansiedade; Depressão