Acessibilidade / Reportar erro

Os impactos psicossociais gerados pelo diagnóstico e tratamento da doença celíaca* * Extraído da dissertação: "Os impactos psicossociais da Doença Celíaca", Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Conhecer os impactos psicossociais gerados pelo diagnóstico e tratamento de pacientes celíacos.

MÉTODO

Estudo qualitativo, realizado através de entrevistas semiestruturadas, analisadas de acordo com a técnica dos mapas de associação de ideias. Foram acompanhados pelo Centro de diagnóstico, tratamento e apoio ao paciente com doença celíaca (DC) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) 12 pacientes recém-diagnosticados com DC, entre os anos de 2013 e 2014.

RESULTADOS

Os pacientes entrevistados apresentaram impactos negativos em três categorias: psicoafetivas, relações familiares e relações sociais, indicando problemas de readaptação social após o início do tratamento, e dificuldade em manter a dieta livre de glúten (DLG).

CONCLUSÃO

A doença celíaca apresenta impactos substanciais nas funções psicológicas, familiares e de relações sociais dos pacientes diagnosticados, exigindo uma visão clínica biopsicossocial para melhor aderência ao tratamento e qualidade de vida do paciente.

Descritores
Doença Celíaca; Diagnóstico; Terapêutica; Impacto Psicossocial; Qualidade de Vida

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br