Acessibilidade / Reportar erro

Terminologia de enfermagem como instrumento do processo de trabalho do enfermeiro em saúde coletiva* * Extraído de dissertação intitulada "A Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva (CIPESC(r)) como instrumento do processo de trabalho do enfermeiro em saúde coletiva", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Paraná, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Analisar a utilização de terminologia de enfermagem como instrumento do processo de trabalho do enfermeiro em Saúde Coletiva.

MÉTODO

Estudo de caso exploratório. Para coleta de dados foi realizada entrevista em grupo com 24 enfermeiros que atuam nas unidades de saúde de um município no centro-sul do Paraná, Brasil. Os dados foram analisados à luz da interdependência entre as dimensões estrutural, particular e singular contidas na Teoria da Intervenção Práxica de Enfermagem em Saúde Coletiva.

RESULTADOS

As situações que interferiram na utilização inadequada foram o desconhecimento sobre origem e finalidade da terminologia, a falta de treinamento e a não obrigatoriedade de uso.

CONCLUSÃO

A terminologia de enfermagem, apesar de utilizada como instrumento no processo de trabalho de enfermeiros em Saúde Coletiva, necessita de capacitação para ser reconhecida como sistema classificatório. Ao mesmo tempo, políticas institucionais devem ser empregadas no intuito de garantir a efetiva utilização destes instrumentos.

Descritore
Enfermagem em Saúde Comunitária; Enfermagem de Atenção Primária; Processos de Enfermagem; Terminologia; Classificação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br