Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do tratamento diretamente observado da tuberculose segundo dimensões da transferência de políticas

Evaluación del tratamiento directamente observado de la tuberculosis según dimensiones de la transferencia de políticas

RESUMO

Objetivo

Avaliar o tratamento diretamente observado da tuberculose na Atenção Primária à Saúde, segundo dimensões da transferência de políticas.

Método

Estudo descritivo, realizado com profissionais de Unidades Básicas de Saúde, do município de São Paulo, SP. As entrevistas foram realizadas de maio a julho/2016, mediante instrumento validado, autoaplicável, com 39 itens, em escala Likert com cinco níveis. As variáveis foram organizadas nas dimensões: informação, conhecimento e inovação. Calculou-se a média das respostas dos entrevistados e classificaram-se como satisfatórias as médias entre quatro e cinco, regulares entre dois e meio e três e meio e insatisfatórias entre um e dois.

Resultados

Participaram do estudo 112 profissionais de saúde. Em informação, a participação da comunidade no tratamento foi considerada regular. Em conhecimento, a rotina do tratamento na unidade e a participação dos profissionais em treinamentos apresentaram classificação regular. Em inovação, a infraestrutura da unidade, o uso de recursos comunitários e a criação de estratégias para promover a adesão do doente ao tratamento obtiveram avaliação regular. As demais variáveis foram satisfatórias.

Conclusão

A transferência do tratamento diretamente observado da tuberculose para a Atenção Primária à Saúde, no local estudado, vem ocorrendo gradativamente e com sucesso.

DESCRITORES
Tuberculose; Terapia Diretamente Observada; Atenção Primária à Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Enfermagem de Atenção Primária

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br