RESUMO
Objetivo:
Caracterizar o ensino acerca da segurança do paciente e das medidas de precauções-padrão para prevenção e controle de infecções, nos cursos de graduação em enfermagem.
Método:
Estudo descritivo de análise documental realizado em Cursos de Graduação, com conceito igual ou superior a três no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e no Conceito Preliminar de Curso, localizados no estado de Goiás, Brasil.
Resultados:
Participaram seis instituições de ensino, a maioria de caráter privado, com estrutura curricular por disciplina. Foram analisados seis projetos pedagógicos e 273 planos de disciplinas. Os temas mais abordados para o desenvolvimento de segurança do paciente foram os fatores humanos relacionados à comunicação, ao relacionamento interpessoal e aos princípios e técnicas. Trinta e nove disciplinas comtemplaram o ensino das medidas de prevenção e controle das infecções, e os temas mais abordados foram equipamento de proteção individual e higiene das mãos.
Conclusão:
O ensino acerca da segurança do paciente apresentou contundentes lacunas nos seis cursos avaliados. Há fragilidade no ensino das medidas de prevenção e controle de infecções. Os dados indicam a necessidade de rever os Projetos Pedagógicos de Curso, no sentido de incorporar demandas de ensino necessárias à formação de profissionais, para que estes desenvolvam um cuidado seguro e de qualidade.
DESCRITORES:
Controle de Infecções; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Preocupações Universais; Segurança do Paciente