Acessibilidade / Reportar erro

Validação da Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né para a cultura brasileira* * Extraído da dissertação “Tradução, adaptação cultural e validação da “EDIN − Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né” para a língua portuguesa do Brasil”, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, 2012.

Validación de la Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né para la cultura brasileña

RESUMO

Objetivo

Avaliar a confiabilidade e a validade da versão brasileira da Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né, que mensura a dor prolongada em recém-nascidos.

Método

Estudo metodológico realizado junto com recém-nascidos. Para a coleta foram utilizadas as versões brasileiras da Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né e da Children’s and Infants’ Postoperative Pain Scale. Para a confiabilidade, foram consideradas a equivalência, mensurada pela concordância entre observadores, e a homogeneidade. Para avaliar a validade, foi considerada a abordagem de construto convergente correlacionando as versões brasileiras da Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né e da Children’s and Infants’ Postoperative Pain Scale.

Resultados

Compuseram a amostra final 96 recém-nascidos. Na avaliação da confiabilidade, o coeficiente de concordância entre observadores variou entre 0,64 e 0,85 para os itens que compõem o instrumento e 0,96 para o escore total. O alfa de Cronbach foi de 0,82. Na avaliação da validade convergente, o coeficiente de correlação de Spearman entre os valores encontrados para as duas escalas foi de 0,79 (p< 0,0001).

Conclusão

A versão brasileira da Échelle Douleur Inconfort Nouveau-Né é um instrumento confiável e válido para avaliar a dor prolongada em recém-nascidos.

Dor; Medição da Dor; Recém-Nascido; Estudos de Validação; Enfermagem Neonatal

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br