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Revista Estudos Feministas, Volume: 26, Número: 3, Publicado: 2018
  • 26 anos de REF: trouxemos as chaves? Editorial

    Minella, Luzinete Simões; Lago, Mara Coelho de Souza; Ramos, Tânia Regina de Oliveira
  • A prostituição no marxismo clássico: crítica ao capitalismo e à dupla moral burguesa Artigos

    Paradis, Clarisse Goulart

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo tem o objetivo de examinar como as tradições do marxismo clássico, do século XIX ao início do século XX, compreenderam a questão da prostituição, conectando-a com visões específicas sobre as relações de gênero, sobre a autonomia sexual e sobre as formas de superar a opressão sobre as mulheres trabalhadoras. Reconhecendo a diversidade das perspectivas trazidas por essas tradições e os relativos limites, a crítica à instituição da prostituição será construída pelas/os autoras/es a partir da necessidade de superação do sistema capitalista de produção, do desmonte das instituições burguesas como a família e o casamento, da construção de relações sociais igualitárias e calcadas na solidariedade e como forma de emancipação feminina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article aims to examine how the traditions of classical Marxism and anarchist feminism of the nineteenth century to the early twentieth century understood the issue of prostitution, connecting it with specific views on gender relations, on sexual autonomy and on ways to overcome the oppression of women workers. Recognizing the diversity of perspectives and relative limits, the critique of the institution of prostitution will be developed based on the need to overcome the capitalist system of production, the dismantling of bourgeois institutions like family and marriage, the construction of egalitarian social relations, based on solidarity and as a form of female emancipation.
  • Estereótipos de gênero que fomentam a violência simbólica: nudez e cabelos Artigos

    Serrano-Barquín, Carolina; Serrano-Barquín, Héctor; Zarza-Delgado, Patricia; Vélez-Bautista, Graciela

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar as categorias: corpo, nudez e cabeleira, articuladas pela violência simbólica contra as mulheres. Desse modo, busca evidenciar o grau de “naturalidade” dos estereótipos femininos, neste caso, o uso de cabeleira longa como traço de identidade de gênero, cujo uso discreto permite o exercício indiscriminado do poder masculino. Entre outros casos, mostra o uso do hijab muçulmano, pela grande semelhança com o véu das freiras católicas, cuja função é precisamente a negação da cabeleira longa, impedindo o desfrute e a erotização por parte do homem. Isto, em situação contrária à exibição da nudez e da cabeleira da mulher ao espectador masculino, que ocorre especialmente em espaços íntimos, tanto em espaços familiares, como também de encontros sexuais. Para os fins deste artigo, se entende a nudez como uma das expressões da corporeidade, neste caso, feminina, que tem sido o canal de recepção ou objeto para o exercício permanente do poder masculino, ou seja, como uma manifestação inequívoca da ordem social androcêntrica. Aqui as três categorias de análise se entrecruzam com o eixo transversal da violência simbólica, aludindo, em ocasiões, aos referentes históricos, artísticos e semióticos

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El propósito del presente artículo es analizar las categorías: cuerpo, desnudez y cabellera, articuladas por la violencia simbólica en contra de las mujeres. Asimismo, se busca evidenciar el grado de “naturalización” de los estereotipos femeninos, en este caso, el uso de cabellera larga como rasgo identitario de género, cuyo manejo discrecional permite el ejercicio indiscriminado del poder masculino. Entre otros casos, se muestra el uso del yihab musulmán, por el enorme parecido al velo de monjas católicas, cuya función es, precisamente, la negación de la cabellera, impidiendo el disfrute y erotización por parte del varón. Esto, en situación contraria al de la exhibición de la desnudez y la cabellera de la mujer ante el espectador masculino, especialmente en espacios íntimos, tanto familiares como los de encuentro sexual. Para los fines de este artículo, se entiende la desnudez como una de las expresiones de la corporalidad, en este caso, femenina, que ha sido el canal de recepción u objeto para el ejercicio permanente del poder masculino, es decir, como manifestación inequívoca del orden social androcéntrico. Se plantean aquí las tres categorías de análisis entrecruzadas por el eje transversal de la violencia simbólica, aludiendo en ocasiones a referentes históricos, artísticos y semióticos

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is to analyze the categories: body, nudity and hair, articulated by symbolic violence against women. Likewise, it seeks to demonstrate the degree of “naturalization” of female stereotypes, in this case, the use of long hair as a gender identity characteristic, whose discretionary use allows the indiscriminate exercise of male power. Among other cases, the use of the Muslim yihab is shown, due to the enormous resemblance to the veil of catholic nuns, and its function is, precisely, the denial of the hair, preventing the enjoyment and eroticization of men. This situation is opposite to that of the exhibition of the nudity and the hair of women before the male spectator, especially within intimate spaces, both familiar and for sexual encounter. For the purpose of this article, nudity is understood as one of the expressions of corporality, in this case, feminine, which has been the channel of reception or object for the permanent exercise of male power, that is, seen as an unequivocal manifestation of the androcentric social order. The three categories of analysis are interwoven with the transversal axis of symbolic violence, sometimes referring to historical, artistic and semiotic references
  • O “direito” de falar em pleitos: o gênero nos códigos jurídicos afonsinos Artigos

    Lima, Marcelo Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo não é uma tentativa de estudar a vocalidade ou a oralidade em textos escritos e jurídicos assumidos por figuras femininas. Embora isso seja importante, dentro dos limites metodológicos do que sugerem as documentações que analiso, o que tenho em mente é saber se, como e por que as diretrizes de gênero atuaram de maneiras transversais nos discursos produzidos pela legislação do governo de Afonso X (1252-1284), sobretudo no que toca a determinadas atividades, práticas ou ofícios jurídicos que estão direta ou indiretamente associados à credibilidade do falar ou do uso das palavras. A proposta aqui é testar as possibilidades da proposição de uma História Institucional de Gênero, combinando o campo da História Cultural do Direito Medieval e os Estudos de Gênero. Discutimos as interseccionalidades ou transversalidades constituídas entre relações de poder e processos de significação, isto é, a “d(en)ominação”.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is not an attempt to study the vocality and orality in written and legal texts. What I have in mind is whether, how and why gender guidelines acted in cross ways in the speeches made by government legislation of Alfonso X (1252-1284), especially with regard to certain activities, practices or legal offices which are directly or indirectly associated with the credibility of the talk or the use of words. The proposal here is to test the limits and possibilities of proposing an Institutional History of Gender, combining the field of Cultural History of Medieval Law and Gender Studies. Discusses the intersectionality between power relations and processes of meaning, ie, “d(en)omination”.
  • “Estará nas pílulas anticoncepcionais a solução?” Debate na mídia entre 1960-1970 Artigos

    Dias, Tânia Maria; Bonan, Claudia; Nakano, Andreza Rodrigues; Maksud, Ivia; Teixeira, Luiz Antônio

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta o debate social sobre pílulas anticoncepcionais, veiculado em O Globo, nos anos 1960 e 1970. Realizamos uma pesquisa sócio-histórica, utilizando o método de estudo de controvérsias. A segurança e a oportunidade dessas tecnologias no Brasil foram as principais questões dos conflitos que envolveram médicos, Igreja, autoridades públicas e entidades de planejamento familiar. Após anos de ambiguidade, o Estado entra efetivamente no debate e, recuperando a ideia de “paternidade responsável”, difundida pela Igreja Católica, contribui para a estabilização das controvérsias. O centro dos debates se desloca de questões malthusianas para uma perspectiva neomalthusiana liberal-conservadora que relaciona o direito de decidir sobre a prole e à responsabilidade moral e cívica de limitar o número de filhos àquele que se possa criar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article presents the social debate on birth control pills, broadcast in O Globo, in the 1960s and 1970s conducted research historical partner, using the controversial study method. Safety and opportunity the spread of this technology in Brazil were the main issues of conflicts involving doctors, church, public authorities and family planning organizations. After years of ambiguity, the State enters the debate effectively and recovering the Catholic idea of "responsible parenthood", contributes to stabilization of controversies. The center of the debate moves from Malthusian issues for a liberal-conservative neo-Malthusian perspective that speaks of the right to decide on the offspring and the moral and civic responsibility not to have more children than those who can create.
  • Cuerpos y espacio en un mito de origen alternativo Artigos

    Der-Ohannesian, Nadia

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el presente trabajo pretendo abordar la novela de Doris Lessing, The Cleft (2007), desde conceptualizaciones del cuerpo y el espacio que enfatizan sus cualidades de inestables y en constante devenir debido a la naturaleza social tanto de uno como del otro. En The Cleft se revisa el mito de origen de la humanidad a través de la interpretación que realiza un senador de la antigua Roma de manuscritos que datan de tiempos remotos. En esta fundación alternativa de la humanidad, las mujeres se reproducen asexualmente y dan luz a mujeres. Pretendo interrogar al texto de Lessing sobre cómo se construyen los cuerpos de varón y de mujer a medida que avanza el relato, a través del tiempo, qué organizaciones e imaginarios espaciales determinan la constitución de unos y otros cuerpos, cómo ilumina el acercamiento a las problemáticas del texto un enfoque espacial, cuál es efecto de y en última instancia cuál es la crítica subyacente en revisitar el mito de origen de la humanidad, una humanidad inaugurada por mujeres según el texto objeto de análisis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article explores Doris Lessing's novel The Cleft (2007) by means of conceptualizations of space and the body that highlight their instability and ever-changing qualities, resulting from their socially constructed nature. The Cleft revisits the myth of origin of humankind through the interpretation of ancient manuscripts that a Roman Senator carries out. In this alternative inauguration of humankind, the reproduction of the first people (women) is asexual. I explore here how women's and men's bodies are constructed through time, which spatial imaginations and organizations determine the construction of these bodies, and the effect of recreating a myth in which humanity's origin is female.
  • Memorias de las militancias femeninas antes del Golpe de Estado (Valparaíso) Artigos

    Contreras, María Angélica Cruz

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este trabajo aborda las articulaciones entre género y memorias sociales de la dictadura cívico-militar chilena focalizadas en las trayectorias políticas de mujeres militantes de izquierda. Partimos problematizando las relaciones entre género y memoria, seguido del análisis sobre el inicio de la participación política de las mujeres. Metodológicamente nos basamos en relatos de vida de mujeres que fueron jóvenes militantes durante la Unidad Popular, tras el Golpe de Estado experimentaron la represión política, se involucraron en la resistencia contra la dictadura, y en el presente permanecen activas políticamente. El análisis problematiza cómo el género se reproduce y se desafía al hacer memoria sobre el pasado reciente. A partir de ello concluimos sobre la pertinencia de partir del punto de vista de las mujeres, que reclaman las epistemologías feministas, al articular memoria y género.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This work deals with the links between Gender and Social Memories of Dictatorship in Chile, focusing on the political trajectories of left-wing female activists. We begin by problematizing the connections between Gender and Memory, followed by an analysis of the beginning of these women’s political activity. We draw from a Life History methodology to learn about women who participated as young activists during the Popular Union, were politically persecuted after the Coup d’État, were involved in resistance groups, and remain politically active today. The analysis explores the way gender is reproduced and challenged in the making of a memory of the recent past. Departing from there, we conclude about the appropriateness of a Women’s Standpoint as a starting one, as Feminist Epistemologies claim, in order to articulate Social Memory and Gender.
  • Representação da Mulher da Araucanía-Chile na Revista Tic Tac (1914) Artigos

    Dietz, Sandra del Pilar López; Pailahual, Stefanie Pacheco; Dietz, Ana Paola López; Valdebenito, Luis Alejandro Nitrihual

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho descreve as representações de gênero presentes nas fotografias de mulheres publicadas na Revista Tic Tac, editada no ano 1914 na região da Araucânia/Wallmapu (Chile), como parte da imposição do modelo hegemônico, social, cultural, político y econômico por parte do Estado Chileno e dos grupos do poder no período da pós guerra na Araucânia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El presente trabajo busca describir las representaciones de género presentes en las fotografías de mujeres publicadas en la Revista Tic Tac, editada el año 1914 en la región de La Araucanía/Wallmapu, Chile, como parte de la imposición de un modelo hegemónico social, cultural, político y económico por parte del Estado chileno y los grupos de poder de la época durante la posguerra en La Araucanía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present work seeks to describe the representations of gender present in the photographs of women published in the Tic Tac magazine, edited in 1944 in La Araucanía region/Wallmapu, Chile, as part of the imposition of a social, cultural, political and economic hegemonic model of the Chilean State and the groups of power at that time, during the postwar period in La Araucanía.
  • “Avisem-me se eu começar a me tornar eu mesma demais”: Lispector nos anos de chumbo Artigos

    Rosito, Valeria

    Resumo em Português:

    Resumo: Estas considerações integram trabalho mais amplo sobre a experiência das configurações identitárias de gênero nos anos de chumbo no Brasil. As crônicas semanais de Clarice Lispector, publicadas no Jornal do Brasil, de meados dos anos 1960 até início dos anos 1970, lançam luz sobre os processos de formação de subjetividades contra o quadro repressivo por parte do Estado totalitário de então. Sua pena atravessa os tênues limites entre o ficcional e o não ficcional, sempre no risco da emergência do estranho (Sigmund FREUD, 1976), elemento básico à dinâmica de gênero no jogo literário.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: These notes integrate a larger scope job on the experience gender identity configurations in the so called the twentieth century “plumb” days in the in Brazil. Clarice Lispector’s weekly writings in Jornal do Brasil, from the mid-1960’s to the early-1970’s shed light upon subjectivity processes under way against a setting of brutal political repression by the totalitarian state then. Her pen trespasses the slight frontiers between fiction and nonfiction, in pursuit of the emergence of the uncanny (Sigmund FREUD, 1976), a basic gender element to literary dynamics.
  • Homofobia e os socialistas brasileiros em “O Lampião da Esquina” (1978-1981) Artigos

    Moretti-Pires, Rodrigo Otávio; Tesser Júnior, Zeno Carlos; Kovaleski, Douglas Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo: “O Lampião da Esquina” foi um dos mais importantes jornais com engajamento político nas questões de Gênero no Brasil, tornando-se referência no debate sobre questões de gênero na década de 1970. Durante a ditadura militar, a comumente chamada esquerda brasileira engajou-se na disputa que envolvia uma série de questões sociais e políticas. Entretanto, partindo-se das reportagens do “O Lampião”, as ações da esquerda da época, referentes às demandas LGBT, podem ser questionáveis. Sendo assim, este artigo teve como objetivo analisar as 47 edições do jornal buscando por conteúdos que evidenciassem as tensões existentes entre a esquerda e o movimento LGBT no período em que ele era impresso. Hoje a maior parte da esquerda atua na defesa das liberdades sexuais e contra as opressões de gênero. Contudo, por meio dessa análise, observou-se que as causas LGBT foram as últimas a serem entendidas como questões políticas pela esquerda da época.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: “The lamp of the Esquina” was the first gay newspaper with political engagement in Brazil, becoming a reference in the debate on gender issues in the 1970s during the military dictatorship, commonly called Brazilian left has engaged in the dispute that involved a range of social and political issues. However, starting from the reports of “The Lantern”, the left’s shares at the time, referring to LGBT demands, may be questionable. Thus, this article aims to analyze the 47 newspaper editions searching for content that evidence of the tensions between the left and the LGBT movement in the period in which it was printed. Today most of the left acts in defense of sexual freedom and against gender oppression. However, through this analysis, it was observed that LGBT causes were the last to be understood as policy issues by the left of the time.
  • Um olhar sobre a fotografia feminista brasileira contemporânea Artigos

    Soares, Maria Thereza Gomes de Figueiredo; Feitosa, Márcia Manir Miguel; Ferreira Junior, José

    Resumo em Português:

    Resumo: Aborda-se neste artigo a relação dialógica de obras de fotógrafas brasileiras contemporâneas com o feminismo. Para tanto, faz-se necessário traçar um breve percurso da inserção das mulheres nas artes visuais no Brasil e no mundo, juntamente com a compreensão de produções de gênero no âmbito de trabalho das mulheres artistas, inclusive o trabalho produzido pela fotografia brasileira. O recorte que se propõe como estudo é a análise do corpo como instrumento de discurso, com ênfase no autorretrato por meio da série de imagens Silêncio(s) do Feminino, com vistas ao estreitamento de relações entre a fotografia feminina e o feminismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with the dialogical relation between the contemporary Brazilian women photographer´s work and feminism. Therefore, it is need to chart a brief course of women´s insertion in visual arts in Brazil and worldwide, adding the understanding of gender production in the working field of women artists, including the work produced by Brazilian photography. This study purposes to analyze the body as discuss instrument, with emphasis on self-portrait trough the series of image Silêncio(s) do Feminino, in order to narrowing relations between female photography and feminism.
  • Gênero, trabalho e cidadania: função igual, tratamento salarial desigual Artigos

    Lima, Camila Rodrigues Neves de Almeida

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo aborda a questão da (des)igualdade de gênero no trabalho, mais especificamente acerca da disparidade salarial entre homens e mulheres, à luz da igualdade e da premissa internacionalmente concertadas de trabalho igual, salário igual, objetivando problematizar como se apresenta contemporaneamente a demanda por paridade salarial como direito e como exercício de cidadania. Nesse compasso, ao analisar o ordenamento que veda discriminar (in)diretamente a mulher quando esta executa igual função ocupada por um homem e sublinhar a existência de uma aguda desigualdade sociolaboral, pretende-se refletir também sobre a persistência de uma ainda insuficiente compensação jurídica, proporcionada pela discriminação positiva. Constata-se que, apesar dos avanços verificados com uma maior inserção da mulher no mercado de trabalho, as determinações socioeconômicas, políticas e culturais que incidem sobre as relações de gênero dificultam a aplicabilidade dos instrumentos jurídicos disponíveis, entrelaçando essa questão com outras desigualdades próprias do modelo societário capitalista; porquanto permanece a igualdade salarial como uma demanda urgente e desafiadora da cidadania política, sobretudo em tempos de desmonte dos direitos sociais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study approaches the theme of gender inequality in labor, specifically about gender wage gap, equality and the legal principal of equal pay for equal work, in order to evaluate how is contemporary present the demand for wage parity as a right and as part of citizenship. Therefore, we analyze the legal prohibition for direct and indirect discrimination to women that executes the same function occupied by a man, systematization that reveals socio-occupational diversities and a still insufficient legal compensation by the positive discrimination. We observe that despites the progress achieved with the inclusion of women in the labor market, the socioeconomic, political and cultural determinations that affects gender relations interferes in the applicability of the legal instruments, connecting this legal issue with other diversities in the contemporary capitalism; consequently equal pay remains as an urgent and challenging demand of citizenship.
  • Calipso e a intransigência do gênero Artigos

    Mwewa, Christian Muleka; Cechinel, André; Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente texto propõe-se a investigar a operação dialética que Calipso elabora (Canto 5 da Odisseia - Regresso) ao ser obrigada pelos Deuses (Zeus), contra a sua vontade, a deixar Odisseu seguir o seu regresso à Ítaca. A análise é feita à luz dos estudos de gênero e feministas. O canto em questão pode figurar como um dos principais registros ocidentais das relações de gênero, destacando-se entre as demais passagens da Odisseia como um todo. Em poucas palavras, o canto cinco indica a superação dialética da condição não hegemônica das mulheres a partir da intransigência do gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper intends to investigate the dialectical operation that Calypso elaborates (Part 5 of the Odyssey - Return), while told by the gods (Zeus), against her will, to let Odysseus follow his path to Ithaca. The analysis is conducted in the light of gender and feminist studies. The passage under analysis may be included as one of the major Western records of gender relations, especially among the other passages of the Odyssey as a whole. In a few words, this passage indicates the dialectic overcoming of non-hegemonic status of women from the gender intransigence.
  • Descolonização, feminismos e condição queer em contextos africanos Artigos

    Rea, Caterina Alessandra

    Resumo em Português:

    Resumo: Este texto conduz a um primeiro mapeamento do campo de estudo sobre sexualidades e teoria queer em contextos africanos. A África está se delineando como um laboratório de elaboração de práticas teóricas - no campo do feminismo e das sexualidades dissidentes. Destacamos as produções de uma jovem geração de africanos que problematiza as normas sexuais e de gênero nos diversos países da África do ponto de vista teórico, nos fundamentamos na primeira coletânea Queer africana, o Queer African Reader (QAR), publicada em 2013, e na coletânea Reclaiming Afrikan, publicada em 2014, que reúnem contribuições de estudios@s e militantes de vários países do continente. O maior aporte destas reflexões consiste em romper com a imagem de uma África homogênea do ponto de vista cultural e das práticas sexuais, colocando contra o muro a representação da África “obsessivamente” homofóbica, perpetuada pelas agendas LGBT globais, e a representação do caráter supostamente não africano da homossexualidade, disseminada pelos discursos nacionalistas de grupos religiosos locais. O QAR apresenta uma versão descolonizada da dissidência sexual que repensa o queer desde o Sul.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This text aims at presenting a first mapping of the field of queer and sexualities studies in African contexts. Africa is becoming a laboratory of production of theoretical practices, in the field of feminism and sexual dissidence. We emphasize the production of a young African generation who questions sexual and gender norms in different African countries. From the theoretical point of view, we refer to the Queer African Reader (QAR), the first collection of papers from researchers and activists from different African countries, published in 2013, and to a second collection, Reclaiming Afrikan, published in 2014. The major contribution of these thinks consists in breaking with the image of a culturally homogeneous Africa, and from the point of view of sexual practices, putting against the wall both the representations of an obsessively homophobic Africa, perpetuated by LGBT global agendas, and of homosexuality as supposedly un-african, disseminated by nationalist discourses of local religious groups. O QAR represents a decolonized version of sexual dissidence, rethinking queer from the South.
  • Clara Fernandes, uma lésbica perante o Tribunal da Inquisição (1555-1560) Artigos

    Silva, Ronaldo Manoel

    Resumo em Português:

    Resumo: Na sociedade portuguesa de Antigo Regime, o sexo entre mulheres era suscetível à pena de morte na fogueira e, por ser um crime de foro misto, também esteve sob a alçada do Tribunal da Inquisição. O objetivo deste estudo é analisar o processo inquisitorial da jovem Clara Fernandes, sentenciada em 1556 por sodomia foeminarum. Apesar de casada e mãe de três filhos, as atitudes de Clara externam um incontido desejo sexual por mulheres. Atormentada por suas “culpas”, buscou o perdão do Santo Ofício, mas encontrou a “justiça” de um Tribunal inclemente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the Portuguese society of the Old Regime, sex between women was susceptible to the death penalty at the stake and, as a mixed crime, was also under the jurisdiction of the Inquisition Tribunal. The objective of this study is to analyze the inquisitorial process of the young Clara Fernandes sentenced, in 1556, by sodomy foeminarum. Although married and the mother of three children, Clara’s attitudes express an unconstrained sexual desire for women. Tormented by her “guilts” sought pardon of the Holy Office, but found the “justice” of an inclement Tribunal.
  • Mais razão e menos emoção: o discurso de autoajuda para mulheres Artigos

    Brunelli, Anna Flora

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho, adotando um ponto de vista interdisciplinar, no qual nos servimos da Análise do Discurso de linha francesa e da Psicologia Social, analisamos o ethos de uma obra de autoajuda sobre relacionamentos dirigida a mulheres. A análise revela que, ancorado no estereótipo tradicional de mulher, o discurso de autoajuda adota um tom melodramático e especialmente um tom didático, propondo às mulheres que sejam mais racionais e menos emocionais, colaborando, de um modo não evidente, para a manutenção do sistema de desigualdades entre os gêneros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper, from an interdisciplinary point of view, which is based on the theoretical framework of French Discourse Analysis and based on Social Psychology, we analyze the ethos of a self-help book about relationships addressed to women. The analysis reveals that, anchored in the traditional stereotype of women, the self-help discourse adopts a melodramatic tone and especially a didactic tone, proposing to women that they need to be more rational and less emotional¸ collaborating, in a non-obvious way, to maintain the system of inequalities between the genres.
  • Vivências e perceções de sexualidade de portuguesas com mais de 65 anos Artigos

    Queiroga, Sara; Magalhães, Sara Isabel; Nogueira, Conceição

    Resumo em Português:

    Resumo: Este estudo objetiva compreender as vivências e perceções sexuais de mulheres portuguesas com mais de 65 anos. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas a 13 mulheres (sete casadas e seis viúvas), com idades compreendidas entre os 66 e os 85 anos, e a informação obtida foi analisada através do método da análise temática. Desta análise foram construídos 5 (cinco) temas - Perceções sobre papéis de género, Sexo “obrigação”, Sexualidade e envelhecimento, Medos do casamento e da sexualidade e Educação sexual. Para as participantes deste estudo, encarar as alterações provocadas pelo envelhecimento como fim da obrigação sexual ou como uma oportunidade de readaptação sexual está inteiramente relacionado com a relação conjugal em si e com as ideologias que os membros do casal têm.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This study aims at understanding the sexual experiences and perceptions of Portuguese women over 65 years of age. Individual semi-structured interviews were made to 13 women (7 married and 6 widows), aged between 66 and 85 years of age, and the data gathered was analyses using thematic analysis. From this analysis 5 themes stood out - Perceptions about gender roles, Sex “obligation”, Sexuality and ageing, Fears of marriage and sexuality and Sexual Education. To the participants facing the ageing derived changes, such as the end of a sexual obligation or as an opportunity to readapt sexually, are completely connected with the conjugal relation established and the ideologies that both couple members have.
  • Feminismo materialista na França: sócio-história de uma reflexão Artigos

    Abreu, Maira

    Resumo em Português:

    Resumo: O feminismo materialista constitui uma das correntes mais importantes do feminismo francês. São identificadas com essa perspectiva diversas análises antinaturalistas para as quais o conceito de relações sociais tem uma centralidade - notadamente aquelas produzidas por Christine Delphy, Colette Guillaumin, Nicole-Claude Mathieu e Monique Wittig. Este artigo se propõe a apresentar a emergência dessas teorizações no bojo das intensas mobilizações da década de 1970 e algumas de suas ideias centrais. Partindo de diferentes tipos de fontes como panfletos, textos de revistas militantes e outros materiais não publicados, o objetivo é abordar tais teorias no contexto histórico e teórico no qual emergiram.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Materialist feminism is one of the main theoretical currents of French feminist thought. This reflection, promoted by authors like Christine Delphy, Colette Guillaumin, Nicole-Claude Mathieu and Monique Wittig emerges amidst intense feminist mobilizations in the 1970s in France and produces inescapable contributions to the feminist debate in that country. This article proposes to present the emergence of these theorizations and some of their central ideas. Starting from different types of sources such as pamphlets, texts from militant magazines and other unpublished materials, the objective is to address such theories in the historical and theoretical context in which these analyzes have emerged.
  • Ecofeminismo, teorias do care e as críticas a protetoras de animais de rua Artigos

    Osório, Andréa

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo pretende efetuar uma análise de algumas das críticas recebidas por protetoras de animais de rua, a saber, acusações de irracionalidade, misantropia e sentimentalismo. Essas acusações são lidas à luz do ecofeminismo e das teorias do care, de modo a perceber esse tipo de proteção como uma atividade de care, majoritariamente desenvolvida por mulheres e sujeita a críticas sexistas. O ecofeminismo é mobilizado para combater o sexismo em questão, indicando o potencial que a proteção animal apresenta, de construir outros papéis que não os tradicionais para as mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper intends to analyze some of the criticism received bay female stray animals protectors, especially accusations of irrationality, misanthropy and sentimentalism. These accusations are read in the light of ecofeminism and care theory to perceive this kind of protection as an activity of care, mostly developed by women and subjected to sexist criticism. Ecofeminism is mobilized to combat the sexism in question, indicating the potential of animal protection to construct roles other than traditional roles for women.
  • Literatura negra, feminismo negro e tradução: uma entrevista com Conceição Evaristo Ponto De Vista

    Jesus, Jessica Oliveira de; Cassilhas, Fabrício Henrique Meneghelli; Santos, Silvana Martins dos
  • As (po)éticas do espaço: mulheres negras e exposições museológicas Resenhas

    Britto, Clovis Carvalho
  • Reconhecer as diferenças para superar os (pre)conceitos de gênero e de sexualidade na educação Resenhas

    Lemes, Luana Borges
  • Feminismos, Masculinidades e Transexualidade Resenhas

    Andrade, Isabela Assunção de Oliveira
  • O binarismo à deriva: as sexualidades performáticas de “Gêneros incríveis” Resenhas

    Lucca, Paulo Roberto; Passamani, Guilherme Rodrigues
  • Traduções, diálogos e (des)construções: a crítica feminista em quatro tempos Resenhas

    Silva, Edilane Ferreira da
  • Educação Física e sexualidade: desafios educacionais Resenhas

    Devide, Fabiano Pries
  • Entre el Buen Vivir y el feminismo: avances, desafíos y encrucijadas Resenhas

    Martínez, Susana Martínez
  • Mães arrependidas: literatura comercial ou crítica feminista? Resenhas

    Santos, Kátia Alexsandra dos
  • Errata: Gênero, trabalho e cidadania: função igual, tratamento salarial desigual Errata

  • Vozes que importam: o sótão ecoa pela casa Special Section

    Monteiro, Flávia Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo: Em The Buddha in the Attic, Julie Otsuka explora dois tópicos principais: a prática conhecida como Picture Bride (noivado por foto) e os campos de concentração para nipo-americanos durante a Segunda Guerra. Uma análise do desenvolvimento de ambos os tópicos na narrativa revela paralelos com questões em potencial enfrentadas por mulheres e sujeitos diaspóricos na contemporaneidade, conectando-as com abordagens teóricas sobre esses pontos. É interessante notar que a narrativa é basicamente desenvolvida em primeira pessoa do plural com expansões ocasionais para outros sujeitos como “eu”, “ela”, “ele” e até mesmo “você”. O efeito desse jogo entre singular e plural é uma narrativa que descreve uma experiência coletiva mas evita essencialismos. Mesmo focando em vozes de mulheres, o livro também explora diferentes subjetividades envolvidas na experiência diaspórica. Assim, a narrativa de Otsuka dá voz a sujeitos desempoderados que ficaram trancados no sótão da história por um longo tempo e faz com que essas vozes ecoem pelas casas da contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In The Buddha in the Attic, Julie Otsuka explores two main topics: the Picture Bride practice and the internment camps for Japanese Americans during World War II. An analysis of the development of both topics in the narrative reveals parallels with potential issues faced by women and diasporic subjects in contemporaneity, connecting with theoretical approaches on these topics. It is interesting to note that the narrative is mainly developed in first person plural with occasional expansion to other subjects such as “I”, “she”, “he”, and even “you”. The effect of this game between singular and plural is a narrative that describes a collective experience but avoids essentialisms. Even though it focuses on Women’s voices, the novel also explores different subjectivities involved in the diasporic experience. Thus, Otsuka’s narrative gives voice to disempowered subjects long locked in the attic of history and makes their voices echo through the houses of contemporaneity.
  • “Um desvio no anseio”: Relações entrelaçadas entre gênero, sexualidade e desejo lésbico em What Night Brings de Carla Trujillo e Gulf Dreams de Emma Pérez Special Section

    Gouvêa, Nathália Araújo Duarte de

    Resumo em Português:

    Resumo: Questões de gênero e sexualidade vêm sendo tratadas como tabu em sociedades tradicionais e conservadoras. Gloria Anzaldúa alega em Borderlands/La Frontera (1999) que “ela [a lésbica de cor] depara-se contra duas proibições morais: sexualidade e homossexualidade”. A Chicana lésbica, como forma de sobrevivência e motivada por impulsos sexuais, batalha para superar o papel social passivo que a repressão atribui a ela e recusa-se a aceitar o sistema heteronormativo. Na presente pesquisa, pretendo investigar como as estratégias narrativas e as referências culturais trazem à superfície emoções e experiências que formam a subjetividade e o desejo sexual em What Night Brings (2003) de Carla Trujillo e Gulf Dreams (1996) de Emma Pérez. Suas narradoras transgressoras são de diferentes idades e processos de maturidade, porém iniciam ambos os romances como jovens Chicanas buscando explorar sua sexualidade e desvendar seus desejos proibidos enquanto se conscientizam do sistema patriarcal e machista no qual estão inseridas. Aqui a sexualidade da mulher e o desejo lésbico se entrelaçam. Ambos os romances possibilitam discussões sobre o desenvolvimento e a exploração sexual e também sobre a influência, julgamento e punição da comunidade com relação à sexualidade da mulher. Escritos de Gloria Anzaldúa, Cherrie Moraga, Carla Trujillo, Emma Pérez e outras críticas Chicanas feministas auxiliam a pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Questions of gender and sexuality have oftentimes been portrayed as taboo in traditionalist conservative societies. Gloria Anzaldúa claims in Borderlands/La Frontera (1999) that “she [the lesbian of color] goes against two moral prohibitions: sexuality and homosexuality. The Chicana lesbian, as a matter of survival and motivated by sexual impulses, struggles to surpass the passive role repression assigns to her and refuses to accept the heteronormative rule. In the present paper, I investigate how the narrative strategies and cultural references bring to surface the emotions and experiences that form subjectivity and sexual desire in Emma Pérez’s Gulf Dreams (1996) and Carla Trujillo’s What Night Brings (2003). Such transgressive narrators are of different ages and thus undergoing different maturity processes, but they begin both novels as young Chicana women attempting to explore their sexuality and uncover their own prohibited desires while becoming aware of the patriarchal and machista system in which they are inscribed. Here female sexuality and lesbian desire intertwine. The chosen novels enable a debate on women’s sexual development and exploration and society’s influence, judgement and punishment on female sexuality. Writings of Gloria Anzaldúa, Cherrie Moraga, Carla Trujillo, Emma Pérez and other feminist Chicana critics aid this analysis.
  • Uma política feminista da ambivalência: lendo com Emma Goldman Special Section

    Hemmings, Clare

    Resumo em Português:

    Resumo: A teoria feminista confronta mundialmente no presente momento - talvez como sempre tenha feito - uma série de profundos desafios. Por um lado, a consciência de desigualdades sexuais e de gênero parece alta; por outro, a cooptação do feminismo por agendas nacionalistas ou de extrema direita é frequente. Por um lado, aumentam os movimentos sociais feministas, e por outro há uma continuada supremacia do feminismo hegemônico e uma resistência a intervenções interseccionais não binárias. Se adicionarmos o colapso da esquerda face aos movimentos radicais como os que embasaram o Brexit e Trump (e a frequente acusação ao feminismo de ter fragmentado a esquerda) fica difícil saber o que argumentar, com quem e para quê. Diante desse quadro, fica-se tentada a responder com um feminismo dogmático ou singular, ou insistir na necessidade de uma plataforma compartilhada, clara e precisa. Quero argumentar, no entanto, - com Emma Goldman (ativista anarquista que morreu em 1940) como guia - que pode ser politicamente produtivo abraçar e teorizar a incerteza, e mesmo a ambivalência, com relação à igualdade de gênero e ao feminismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Feminist theory worldwide is confronting - perhaps as it always has done - a series of deep challenges. On the one hand, awareness of gender and sexual inequalities seems high; on the other, co-optation of feminism for nationalist or other right-wing agendas is rife. On the one hand, feminist social movements are in ascendancy, on the other there is a continued dominance of single issue feminism and a resistance to intersectional, non-binary interventions. If we add in the collapse of the Left in the face of radical movements such as those underpinning Brexit and Trump (and the frequent blaming of feminism for fragmentation of that Left) then it is hard to know what to argue, to whom, and for what ends. In the face of such claims it is tempting to respond with a dogmatic or singular feminism, or to insist that what we need is a shared, clear, certain platform. I want to argue instead - with Emma Goldman (anarchist activist who died in 1940) as my guide - that it can be politically productive to embrace and theorise uncertainty, or even ambivalence, about gender equality and feminism.
  • Justiça de gênero na análise feminista de políticas públicas em Argentina, Brasil e Chile Special Section

    Muñoz-Cabrera, Patricia; Rangel, Patricia Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo: Este trabalho apresenta parte das pesquisas pós-doutorais de ambas as autoras (FFLCH/USP). O trabalho foca nos processos de transformação das ações governamentais sensíveis a gênero no Brasil, na Argentina e no Chile ao longo dos últimos anos, com especial atenção para os mandatos de presidentas (Cristina Fernández, Dilma Rousseff e Michele Bachelet). A partir de conceitos e tipologias da literatura especializada, abordam-se questões sobre a atuação de grupos de pressão e as disputas na arena política para compreender o impacto dos feminismos nas políticas públicas e buscar identificar se essas políticas de Estado atendem focos específicos da abordagem interseccional (gênero, raça/etnia, classe). Tratamos aqui, especialmente, de quatro grandes áreas de ações estatais (autonomia econômica, equipamentos sociais, violência, saúde) adotadas nos três países, observando dois aspectos em particular: 1) o papel das agências de políticas para mulheres e femocratas no processo de formulação e aprovação das políticas públicas; 2) justiça de gênero, ou convergências e dissonâncias na análise feminista (englobando temas como igualdade formal e substantiva, reconhecimento e justiça distributiva, a interseccionalidade da justiça de gênero). Nesse esforço, discutiremos o valor agregado das políticas de igualdade de gênero e resgataremos a problematização de políticas públicas como ações "neutras" ou "cegas ao gênero" vs. políticas públicas de gênero.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper presents part of the authors’ postdoctoral research at the University of São Paulo, Brazil. It focuses on the transformation processes triggered by feminist-driven governmental actions in Brazil, Argentina and Chile over the last few years, especially during the terms of Cristina Fernández, Dilma Rousseff and Michele Bachelet. Using concepts and theoretical insights from specialized literature, we address questions about lobbying and disputes in the political arena in order to understand the impact of feminisms on public policies, and the extent to which these policies relate to the intersectional nature of discrimination (gender, race / ethnicity, class). Four major public policies areas are examined, namely economic autonomy, social facilities, health, and violence, from three analytical angles: 1) the role of women’s policy agencies in policy making processes; 2) Gender-Aware Public Policies during the mandates of female presidents in Argentina, Brasil e Chile; 3) the intersectionality of gender justice in public policy-making.
  • História do feminismo e fazendo gênero na Índia Special Section

    Pande, Rekha

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente trabalho examina a base histórica do surgimento do feminismo, do movimento de mulheres e do fazendo gênero na Índia. Não só na Índia como em todo o mundo há uma grande proximidade entre o feminism e o movimento das mulheres, com um inspirando e enriquecendo o outro. No contexto indiano, enquanto que o movimento das mulheres é um fenômeno mais antigo, o termo Feminismo é bem mais atual. O feminismo engloba vários movimentos sociais, culturais e politicos, teorias e filosofias morais preocupados com desigualdades de gênero e direitos iguais para as mulheres. Na era pré-independência, o movimento das mulheres começou como um movimento de reforma social no século XIX. Nessa época, a ideia ocidental de liberdade, igualdade e fraternidade vinha sendo absorvida pela elite intelectual por meio do estudo do inglês e do contato com o Ocidente. Esse liberalismo se estendeu para a questão da mulher e se transformou num movimento de reforma social. No período pós-independência, durante as primeiras décadas, a maior preocupação era o crescimento econômico, seguido por uma crescente preocupação com equidade e diminuição da pobreza. Questões de gênero eram vistas como parte da desigualdade econômica e não havia programas específicos, centrados nas mulheres. No período pós-independência, o movimento das mulheres se preocupava com um grande número de questões, como dote, trabalho feminino, aumento de preços, direito à terra, participação política das mulheres, direitos das mulheres Dalit e de mulheres marginalizadas, fundamentalismo crescente, representação da mulher na midia - problemas adotados por um grande número de Organizações Não-Governamentais. Os Estudos sobre a Mulher e os Estudos de Gênero são uma consequência da longa história dos movimentos das mulheres na Índia. Vários centros de estudos sobre a mulher foram criados, hoje fadados a desaparecer apesar de muita luta. Embora muito ainda tenha que ser feito e existam vários impedimentos para que um grande número de mulheres seja incluído, o movimento de mulheres trouxe importantes questões para o centro das discussões, dando-lhes maior visibilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present paper looks at the historical background of the rise of feminism and women’s movement and doing gender in India. Not only in India but all over the world there has been a close link between feminism and the women’s movement, each inspiring and enriching the other. In the Indian context, while the women’s movement is a much earlier phenomenon, the term Feminism is a modern one. Feminism comprises a number of social, cultural and political movements, theories and moral philosophies concerned with gender inequalities and equal rights for women. In the pre-independence era, the women’s movement began as a social reform movement in the 19th century. At this time, the western idea of liberty, equality and fraternity was being imbibed by our educated elite through the study of English and the contact with west. This western liberalism was extended to the women’s question and was translated into a social reform movement. In the post-Independence period during the first few decades, the major concern was for overall economic growth. This was immediately followed by another decade, which witnessed an increased concern for equity and poverty alleviation. Gender issues were subsumed in poverty related concerns and there were no such specific programs, which aimed at women. In the post-independence period, the women’s movement has concerned itself with a large number of issues such as dowry, women’s work, price rise, land rights, political participation of women, Dalit women and marginalized women’s right, growing fundamentalism, women’s representation in the media etc. and a large number of Non-Government organizations have taken up this issue. Women’s studies and now Gender studies is also an off shoot of the long history of women’s movement in India. Various women’s studies Centres have been set up and today again these are at the brink of disappearing from the radar and there is a struggle which is now going on. Though a lot needs to be achieved and there are various impediments in making this reality available to a large section of women, the women’s movement has brought women’s issues center stage and made them more visible.
  • Direitos Humanos e a violência contra mulher: Caso Campo Algodonero Special Section

    Paula, Dandara Oliveira de

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo busca analisar os direitos humanos com a lente do gênero. E para isso volta ao passado com a finalidade explicar o desenvolvimento da sociedade de direitos e dos direitos das mulheres. A análise parte da premissa de que os direitos humanos são produtos sociais e que, portanto, vão refletir e representar os valores e interesses da sociedade que os produziu, neste caso, da sociedade capitalista. Um dos valores dessa sociedade é o patriarcado e a ideia da superioridade do homem enquanto ator social frente ás mulheres. Esse valor está representado, então, nos direitos humanos que, no entanto, têm como uma das suas características a universalidade, a ideia que todos são sujeitos de tais direitos independente de qualquer identidade. Portanto a letra jurídica na qual os direitos humanos foram cunhados afirma uma igualdade que não existe na prática, já que mulheres são violentadas e têm seus direitos violados todos os dias, além da desigualdade de gênero presente em todo o mundo. Como forma de exemplificar e materializar tal realidade é apresentado um caso da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o Caso Campo Algodonero, primeiro caso da Corte a citar a possibilidade de feminicídio e no qual se mostra a vulnerabilidade da vida e da integridade das mulheres.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present article seeks to analyze human rights from a gender perspective. To do so, it goes back to the past to explain the development of the society of rights and women's rights. The analysis starts from the premise that human rights are social products and therefore will reflect and represent the values and interests of the society that produced them, in this case, capitalist society. One of the values of this society is patriarchy and the idea of the superiority of men as a social actor in relation to women. This value is represented in human rights that nevertheless have universality as one of its characteristics: the idea that all people are subjects of such rights independently of any identities. Therefore, the legal text in which human rights were coined affirms an equality that does not exist in practice, since women are violated and their rights are violated every day, in addition to the gender inequality present throughout the world. As an example and materialization of this reality, the Campo Algodonero Case, introduced to the Inter-American Court of Human Rights, appears as the first case of the Court to mention femicide, showing the vulnerability of women’s life and integrity.
  • Feminismos em tempos incertos Seção Especial

    Funck, Susana Bornéo; Wolff, Cristina Scheibe
  • Vicissitudes da internacionalização: artigos acadêmicos em revistas brasileiras Special Section

    Lago, Mara Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo: Em 2017 a Revista Estudos Feministas completa 25 anos de publicação. Seus 10, 15 e 20 anos como revista acadêmica criada e editada por coletivos de mulheres ligadas à docência, pesquisa e militância feminista renderam muitos textos em edições comemorativas. A REF, fruto de trabalho coletivo voluntário, “é um periódico indexado, interdisciplinar, de circulação nacional e internacional, cuja missão é publicar artigos, ensaios e resenhas que apresentem reflexões teóricas consistentes e inovadoras (...), ampliando fronteiras dos debates acadêmicos no campo dos estudos feministas e de gênero e instrumentando as práticas dos movimentos de mulheres”. Os 25 anos da revista nos proporcionam nova ocasião para refletir sobre seus processos de edição, sobre os temas de artigos, ensaios, dossiês, debates publicados, sobre os lugares geográficos e de formações disciplinares de autoras/es que nela publicam(ram), com suas diversificadas filiações epistemológicas, agora com o apoio de banco de dados organizado sobre a revista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In 2017, Revista Estudos Feministas completed 25 years of publication. Its 10, 15 and 20 years as an academic journal created and edited by women's groups linked to teaching, research and feminist activism have yielded many texts in commemorative editions. REF, the result of a voluntary collective work, “is an indexed, interdisciplinary journal of national and international circulation, the mission of which is to publish articles, essays and reviews that present consistent and innovative theoretical reflections (...) broadening the frontiers of academic debates in the field of feminist and gender studies and implementing the practices of women's movements”. The 25th anniversary of REF provides us with a new opportunity to reflect on its editing processes, on the themes of the articles, essays, dossiers and debates produced, as well as on the geographical places and disciplinary formations of their authors, with their diversified epistemological affiliations, now supported by a database that has been organized on the magazine.
  • Como tudo começou: o congresso Mundos de Mulheres e a rede internacional Special Section

    Safir, Marilyn P.

    Resumo em Português:

    Resumo: Apresentado pela fundadora e organizadora do primeiro Mundos de Mulheres, realizado em Israel em 1981-82, este artigo faz um histórico do desenvolvimento desse congresso internacional e interdisciplinar até sua mais recente 13ª edição, no Brasil. Também discute a criação da WOWS (Organização Mundial de Estudos sobre a Mulher) e a íntima relação entre esse grupo de pesquisadoras e a coordenação do Congresso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Presented by the founder and Chair of the First Women’s Worlds, held in Israel in 1981-82, this article historicizes the development of this international interdisciplinary congress up to its 13th edition in Brazil. It also discusses the creation of the Worldwide Organization of Women’s Studies (WOWS) and the close relationship it bears with the pre- and post-conference coordination.
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