Acessibilidade / Reportar erro

A economia mundial em 2010 e a revolução dos serviços* * O autor agradece os comentários de Álvaro Zini Jr., Maria de La Luz P. Blanco, Paulo Tarso Afonso de André. A data de 2010 reflete a motivação original deste trabalho, que se enquadrava em uma série de estudos sobre os futuros investimentos em energia hidrelétrica no Brasil, que têm 2010 como horizonte de planejamento. Os erros e omissões remanescentes são de inteira responsabilidade do autor.

The world economy in 2010 and the revolution of services

RESUMO

Este artigo analisa os impactos das inovações tecnológicas em curso (particularmente, na microeletrônica) no futuro da economia mundial. O autor argumenta que as atividades intensivas em serviços se tornarão cada vez mais importantes, e a economia mundial atingirá “características de rede”, com um grau de interdependência muito maior do que nunca. A viabilidade técnica da integração mundial, entretanto, não se traduzirá necessariamente em integração econômica dada a resistência das forças nacionalistas e protecionistas. E a desordem do sistema financeiro internacional tenderá a fomentar essas forças. Nesse contexto, também são discutidas as opções do Brasil frente ao processo de integração mundial.

PALAVRAS-CHAVE:
Mudança estrutural; setor de serviços; integração

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br