Acessibilidade / Reportar erro

Identificando a discriminação racial pelo diferencial de desempenho dos estudantes do Ensino Médio* 1 Para o cálculo foi utilizado o pacote “oaxaca” do software Stata 15 (JANN, 2008).

Identifying racial discrimination by the performance differential of High School students

RESUMO

O Brasil é marcado pela elevada desigualdade social, onde condições iniciais têm impacto determinante na trajetória dos indivíduos. Nesse contexto, os indivíduos negros encontram-se em dupla desvantagem, por seu menor nível de renda e a baixa expectativa quanto ao desenvolvimento de suas potencialidades. Este artigo empregou o método de Oaxaca-Blinder (1973BLINDER, A. S. Wage discimination: reduced form and structural estimates. Journal of Human Resources, v. 8, n. 4, p. 436-455, 1973.) para decompor a diferença de desempenho entre alunos brancos e negros no SAEB 2017, identificando a parte que não pode ser atribuída às suas características. Os resultados mostraram que esse componente representa cerca de 43% dessa diferença, e que existe menor resposta dos alunos negros às melhorias nas condições educacionais.

PALAVRAS-CHAVE:
Discriminação racial; desigualdade educacional; decomposição de Oaxaca-Blinder

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br