Acessibilidade / Reportar erro

Incerteza radical e o efeito da infraestrutura de transporte nos preços da terra

RESUMO

A maioria das contribuições na literatura acadêmica identifica um efeito positivo da infraestrutura de transporte nos preços da terra. No entanto, sua dinâmica de curto prazo não tem sido analisada rotineiramente. Uma das razões para essa falta de pesquisa é porque os modelos neoclássicos de economia fundiária urbana fundamentam, em alguns casos implicitamente, a maior parte da literatura disponível sobre o tema. Nesta teoria, os valores da terra convergem para suas tendências de longo prazo, independentemente dos choques de curto prazo. Baseamo-nos na teoria do circuito monetário pós-keynesiano para projetar uma estrutura de teste de economia espacial urbana, com base nas contribuições de Abramo (2011Abramo, P. (2011). La Ciudad Caleidoscópica, Coordinación Espacial y Convención Urbana: una Perspectiva Heterodoxa para la Economía Urbana. Colección Economía Institucional Urbana 4 - Universidad Externado de Colombia, Bogota.) e Alfonso (2007Alfonso, O. (2007), Aportes a una teoría de la estructuración residencial urbana. Revista de Economía Institucional 9(17), 241-277, 2017Alfonso, O. (2017), Bogotá en la Encrucijada del Desorden: Estructuras Socioespaciales y Gobernabilidad Metropolitana. Colección Economía Institucional Urbana 13 - Universidad Externado de Colombia, Bogota .). Nesta tradição, choques de curto prazo têm efeitos de longo prazo na distribuição espacial dos valores da terra devido à incerteza radical. Nosso estudo de caso é o Transmetro, um projeto de Bus Rapid Transit (BRT) em Barranquilla (Colômbia). Usamos estimativas de painel estáticas e dinâmicas para testar a dinâmica de curto prazo dos ajustes espaciais dos preços da terra durante 2000-2010, incluindo os anos de construção e entrega de 2006-2010. Este estudo de caso oferece uma boa oportunidade de avaliação por apresentar problemas e atrasos proeminentes. Encontramos ajustes voláteis de curto prazo que vão contra as previsões neoclássicas, ao mesmo tempo que se assemelham a ajustes espaciais de preços de terras expostos a uma incerteza radical.

PALAVRAS-CHAVE:
Circuito monetário; economia pós-keynesiana; economia urbana; transporte rápido de ônibus; mercado de terras urbanas; metropolização

Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br