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Testando os modelos de transição na prática: os casos da Estônia e da Eslovênia

RESUMO

O presente estudo baseia-se na comparação dos verdadeiros processos de transição na Estônia e na Eslovênia, em 1991-2000, com o objetivo de testar dois modelos conceituais (terapia de choque versus gradualismo) da teoria da transição na prática. Este artigo tem dois objetivos principais, estreitamente interligados. A primeira tarefa é analisar se os caminhos de reforma adotados pela Estônia e pela Eslovênia seguiram os conceitos teóricos da "terapia de choque" e "gradualismo", os modelos dos estados muitas vezes simbolizados em debates teóricos. A segunda tarefa é avaliar a capacidade dos modelos teóricos para alocar corretamente os exemplos clássicos de países para modelos de terapia de choque e gradualistas. Esta pesquisa procura mostrar quais são as vantagens e as desvantagens de uma abordagem polarizada para modelos de teoria de transição e como esses modelos podem ser melhorados.

PALAVRAS-CHAVE:
Estônia; Eslovênia; modelos de transição

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