Acessibilidade / Reportar erro

Taxa de juros e mecanismos de transmissão da política monetária no Brasil* * O autor agradece aos comentários de Fernando Cardim de Carvalho, Antônio Luís Licha, Viviane Luporini e Lavínia Barros de Castro, isentando-os, por óbvio, de quaisquer erros remanescentes. As opiniões aqui expressas são pessoais e não refletem necessariamente a posição do BNDES.

Este trabalho desenvolve a hipótese de que a taxa de juros brasileira é alta como resultado de mecanismos de transmissão monetária parcialmente obstruídos. Surgem falhas de transmissão devido às seguintes características da economia brasileira: (i) segmentação do mercado de crédito; (ii) baixa penetração do crédito livre dentro do processo de determinação de renda; (iii) truncada estrutura a termo da taxas de juros; (iv) a participação das LFT na composição da dívida pública; (v) a participação dos preços administrados no índice de preços ao consumidor. Para alcançar este resultado, o trabalho explora o modelo BMW e fornece algumas evidências preliminares.

Mecanismo de transmissão monetária; taxa de juro; política monetária


Centro de Economia Política Rua Araripina, 106, CEP 05603-030 São Paulo - SP, Tel. (55 11) 3816-6053 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cecilia.heise@bjpe.org.br